PUBLICIDADE

1º TRIMESTRE Cidades de menor porte se destacam na geração de empregos no Estado


PUBLICIDADE
  • mell280

22/04/2017 15h23

1º TRIMESTRE Cidades de menor porte se destacam na geração de empregos no Estado

Além de Três Lagoas, Sonora se destaca com geração de mais de 600 empregos

Por RENATA PRANDINI


 Mato Grosso do Sul fechou o mês de março com saldo positivo de 1.245 empregos formais no estoque, quando comparados números de contratações e demissões. O resultado foi o terceiro melhor do País, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e fez com que, no trimestre, a geração de empregos passasse para 4.872 admissões a mais que contratações. 

O saldo é resultado do comportamento apresentado principalmente por cidades de menor porte. Além de Três lagoas, que lidera a geração de empregos no Estado desde o ano passado principalmente na área da construção civil e fechou o mês de março com saldo positivo de 774 novas vagas no estoque, Sonora também chama a atenção. Com 17.941 mil habitantes, o município encerrou o primeiro trimestre do ano com saldo positivo de 609 empregos a mais no estoque. 

Conforme dados do Caged, do total de vagas geradas a mais no estoque, a maioria, 543 empregos formais, foram criados pelo setor agropecuário, aquecido, principalmente, pela colheita da safra de cana-de-açúcar. No ranking das ocupações com melhores saldos de emprego, aparece, em primeiro, o de trabalhador da cultura da cana-de-açúcar, com 290 admissões a mais que demissões. Os setores da indústria da transformação, comércio e serviços também fecharam com saldo positivo de geração de empregos, com 16, 21 e 28 postos de trabalho a mais no estoque. 

Em terceiro lugar aparece o município de Caarapó, com saldo positivo de 490 novos empregos. Somente o setor agropecuário gerou 503 postos de trabalho. No entanto, a queda em outros segmentos afetou o resultado, como a indústria da transformação (-17 vagas extintas), construção civil (-2) e comércio (-7). O setor de serviços fechou com saldo positivo de 15 vagas a mais no estoque. Assim como Sonora, a colheita da cana-de-açúcar influenciou no resultado – foram 418 novas contratações para o trabalhador da cultura de cana-de-açúcar. 

Campo Grande, embora tenha encerrado o mês de março com saldo negativo de geração de empregos, aparece na quarta colocação. A Capital fechou o primeiro trimestre com saldo positivo de 435 novos empregos. A construção civil foi a que mais gerou empregos, com 449 vagas a mais no estoque, seguida pelo setor de serviços, com 274 empregos criados. Os setores da indústria da transformação e agropecuário também tiveram saldo positivo, com geração de 86 e 59 empregos, respectivamente. O resultado só não foi melhor em decorrência do comportamento apresentado pelo comércio, que, de janeiro a março, extinguiu 324 postos de trabalho.

São Gabriel do Oeste fechou o trimestre com saldo positivo de 362 novos postos de trabalho no estoque. 

CIDADES QUE MAIS GERARAM EMPREGO NO TRIMESTRE

1º Três Lagoas - +774 vagas
2º Sonora - + 609 vagas
3º Caarapó - + 490 vagas
4º Campo Grande - + 435 vagas
5º São Gabriel do Oeste - +362 vagas
6º Nova Andradina - +329
7º Costa Rica - + 290
8º Itaquiri - +244
                                                    9º Maracaju - +226





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE