Por Ana Paula Chuva e Liana Feitosa
PUBLICADO EM:
10/07/2022 08h19
Corredores madrugam para participar da 1º Maratona de Campo Grande
Largada do evento foi às 6h para o grupo de elite e 15 minutos depois para os participantes da prova dos 7 km
Com percursos de 7, 21 e 42 quilômetros, os atletas amadores e profissionais madrugaram neste domingo (10) para participar da 1ª Maratona de Campo Grande. O evento teve início às 5h30 com aquecimento e largada às 6h para o grupo de elite e 6h15 para quem corre “por diversão”. Serão aproximadamente 1,1 mil corredores de todo o Brasil.
Um dos primeiros a chegar ao ponto de largada no Shopping Bosque dos Ipês, foi o professor Eliseu Bortoli de 64 anos. Inscrito na prova dos 7 km, ele contou que saiu de Mundo Novo, a 463 km da Capital, especialmente para o evento.
“Melhor correr na rua do que no hospital”, disse Eliseu rindo. “Gosto de me exercitar, mas também serve de incentivo aos meus alunos. Acordei às 4h para chegar cedo aqui. Vim para a Capital especialmente para o evento e estou muito feliz”, declarou o professor.
Eliseu veio de Mundo Novo e foi um dos primeiros a chegar no local da largada. (Foto Marcos Maluf)
Assim como ele, o engenheiro civil Daniel Smaniotto, 28 anos, madrugou para correr os 21 km de prova ao lado da cachorrinha Doris. Ao Campo Grande ele contou que nas duas últimas intensificou o treinou para a maratona e acha o exercício fundamental.
“A corrida ajuda no meu psicológico e me dá condicionamento físico. Comecei em 2017 no esporte e todos os domingos corro junto com a Dóris, que tem 3 anos, por isso trouxe ela para participar junto comigo”, disse o engenheiro.
Daniel vai fazer os 21 km ao lado da cachorrinha Dóris. (Foto: Marcos Maluf)
Já Vicente Neves, 51 anos, acredita que o esporte não é para os iniciantes. O comerciante vai participar da prova de 42 km e mesmo sendo a primeira maratona dele, participa de corridas desde 2014, quando iniciou de fato no esporte.
“Maratona não é para iniciantes. Me preparei bastante com alimentação, fortalecimento e acompanhamento de profissionais. A prova começa de fato aos 31 km, que é quando você vê se realmente tem perna para continuar. Vale muito a pena praticar atividade física, principalmente se for em contato com a natureza” afirmou Vicente.
Aos 51 anos, Vicente participa da sua primeira maratona. (Foto: Marcos Maluf)
Maratona – Os atletas estão distribuídos nas provas de 42 km, a principal, 21 km e de 7 km. Os dois maiores percursos largaram às 6h e 15 minutos depois os participantes da menor quilometragem iniciaram a prova com saída do Shopping Bosque dos Ipês.
A prova de 42 km percorrerá a avenida Coronel Antonino, passa pela Rachid Neder, 14 de Julho, Ernesto Geisel, Fábio Zahran, e começa a retornar pela Calógeras, novamente pela 14 de Julho, Fernando Corrêa da Costa, Arquiteto Rubens Gil de Camilo, até a Afonso Pena.
Os corredores da prova principal seguem até o Parque dos Poderes, pela avenida do Poeta, e saem na avenida Hiroshima, até retornarem a avenida Coronel Antonino e finalizarem no shopping.
Já a prova de 21 km sai do shopping, pega a avenida Coronel Antonino, entra na avenida Alberto de Araújo Arruda, passa pela Hiroshima e contorna parte do Parque dos Poderes, até retornar à Hiroshima e posteriormente a Coronel Antonino.
A prova de 7 km seguirá em trecho de ida e volta na Coronel Antonino. A previsão é que o trânsito seja liberado até o meio dia, mas as vias podem ser imediatamente abertas pós a passagem do último participante da corrida.
Provas começaram às 6h e devem terminar por volta das 12h. (Foto: Marcos Maluf)
Subir ao Topo Voltar