Tudo do MS, com assessoria
PUBLICADO EM:
20/05/2024 09h06
Feira de maior vitrine do agronegócio, Showtec começa amanhã em Maracaju
27ª edição e deve atrair cerca de 28 mil pessoas em Maracaju

Começa nesta terça-feira (21) e segue até quinta (23), o maior evento agro de Mato Grosso do Sul, o Showtec, que entra em sua 27ª edição e deve atrair cerca de 28 mil pessoas em Maracaju. A programação inclui informações para quem busca inovação e tecnologias no ramo da agricultura. O evento é gratuito e conta com atrações para toda a família, inclusive, para as crianças, com o “Showtec Kids”.
Apresentando os mais recentes avanços da agricultura, especialmente da região Centro-Oeste do Brasil, o evento terá uma abordagem abrangente e prática para o produtor rural. Segundo o presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira, a difusão de tecnologias está no DNA da instituição e se consolida como principal objetivo do Showtec.
“Estamos empolgados com a edição deste ano. Esperamos proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora. Temos pesquisadores confirmados com muito conhecimento e oportunidades para dividir. A expectativa é reunir 28 mil pessoas ao longo dos três dias de evento, oferecendo um ambiente propício para a troca de ideias e a descoberta das últimas tendências em tecnologia agrícola”.
Desde o primeiro dia, o público já terá contato com as famosas trincheiras, que tornam ainda mais didático o acesso à informação. O próprio presidente da Fundação MS será moderador de um dos painéis, abordando sobre adubação e alternativas de culturas para o período outono-inverno. Ainda no dia 21, o painel da Comissão Jovem da Famasul traz a comercialização de grãos em discussão, com palestrantes da BTG e Agrobravo.
O segundo dia promete uma programação enriquecedora focada na saúde do solo, cultivo sem estresse de soja e milho, e técnicas de aplicação eficientes, com os pesquisadores Antonio Luiz Fancelli (ESALQ) e Geraldo Chavarria (EFRGS), que serão moderados pelo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Soja do Mapa, André Dobashi. Ainda no dia 22 haverá dois painéis, o primeiro nomeado “aplique com eficiência”, com os pesquisadores Rone Batista de Oliveira (UENP), Marco Antônio Nogueira (Embrapa Soja) e André Lourenção (Fundação MS). E o segundo painel com título: manejo de plantas de difícil controle, que reunirá os pesquisadores: Alfredo Jr. Paiola Albrecht (UFPR), Leandro Paiola Albrecht (UFPR) e Luciano Del Bem Júnior (Fundação MS).
Entre as tecnologias e inovações técnicas que serão apresentadas aos agricultores, estão as novidades relacionadas ao manejo integrado de doenças na soja, incluindo os produtos biológicos. O tema será abordado no painel “Protegendo a soja de alto potencial produtivo”, que acontecerá no dia 23 de maio, a partir das 9h.
“O Showtec é uma vitrine de inovações e das melhores práticas no setor agrícola. Estamos confiantes de que os participantes sairão do evento com insights valiosos, que os ajudarão a impulsionar suas operações e a entenderem melhor sobre como lidar com os desafios. Essa edição está ainda mais robusta e preparada para receber não só os pesquisadores, profissionais do agronegócio e produtores rurais, mas toda a sociedade que queira conhecer o agro mais de perto”, pontua o diretor executivo da Fundação MS, Alex Melotto.
Kids - A Fundação MS preparou uma série de atividades para as crianças. "Desenhamos esse setor pensando em estimular e nos aproximarmos do público infantil, mas também para deixar claro que este evento é feito para toda a família. O Showtec é reconhecido por trazer novas tecnologias, novos produtos, serviços inovadores, mas se trata de uma ocasião que vai além, buscamos a conexão de toda a família com o Agro, queremos sempre proporcionar experiências que estimulem valores”, explica o pesquisador da Fundação MS e coordenador geral do Showtec, André Lourenção.
Entre os minis animais que estarão expostos, estão: pônei, vaca, burro, cabra, ovelha, coelho, lhama e porquinho da índia. Em parceria com o Sindicato Rural de Maracaju, também haverá atividades com as equipes de equoterapia e hipismo, além da exposição de quatro cavalos.

