Tudo do MS, com assessoria
PUBLICADO EM:
24/06/2024 09h59
Maracaju terá novo Centro de Educação Infantil na Vila Juquita
Obra será realizada graças a parceria entre a Câmara e Prefeitura

A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, começará as obras do novo CIEI – Centro Integrado de Educação Infantil que será construído da região do bairro Vila Juquita. A ordem de serviço foi assinada neste domingo (23), fruto de parceria entre os poderes Executivo e Legislativo.
A construção será custeada com recursos da Câmara Municipal, devolvido ao Poder Executivo que ficou responsável pelo processo licitatório, projeto e agora o acompanhamento e a entrega da obra.

O novo CIEI será edificado em um terreno que já era da Prefeitura, sendo que nos últimos anos teve mobilidade melhorada, com correção de erosão na Rua Almir de Moraes Ribeiro, bem como as ruas Mário Silva e Rua Américo Carlos, foram abertas e interligadas, fazendo uma intersecção para o acesso ao terreno do CIEI, também as casas do Loteamento Fortaleza 3, Lote Urbanizado no Fortaleza, trecho que recebeu drenagem, pavimentação, calçadas e meio fio, melhorando assim o acesso a esta região.
Conforme o prefeito Marcos Calderan, a construção de um novo CIEI era uma necessidade para se ampliar vagas. “Trata-se de uma obra especial, já que leva o nome de Professora Maria Helena Ziemann, mulher de fibra que deixou um grande legado na educação maracajuense, também é especial já que será executada com a devolução dos recursos da Câmara Municipal”, explicou o gestor.
O novo Centro Integrado de educação Infantil será uma ampla construção para atender crianças de 0 a 4 anos, o projeto tem uma área construída de mais de 1.317 m² e uma área de ocupação de mais de 1.478 m². Vai possuir capacidade de atendimento de até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral.
Receberá 11 salas espaçosas, sendo 10 salas de aula e uma sala multiuso, todas as salas de aula possuem solários e acesso a banheiros adaptados para cada nível escolar, contando com fraldários e lactários. O CIEI vai possuir um espaçoso refeitório coberto e com toda a estrutura para ser climatizado, cozinha ampla tendo funcionalidade para prepararem os alimentos e fazer as distribuições. Ainda um extenso pátio coberto e um playground para as crianças terem as atividades ao ar livre.
E possuirá dois acessos, sendo a entrada principal com uma ampla estrutura de fachada, possuindo estacionamentos privativos e o segundo acesso lateral para entrada de alunos. O investimento é no valor total de 6.173.736,33 (seis milhões cento e setenta e três mil setecentos e trinte e seis reais e trinta e três centavos), e o recurso para a construção do CIEI e 100% destinado pela Câmara Municipal de Vereadores do nosso município, através da devolução do duodécimo e a obra será realizada pela Construtora KM Engenharia Eireli.
Homenageada - Maria Helena Ziemann, nasceu em 12 de novembro de 1956, era formada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e com especialização em Autismo. Dedicou sua vida a educação e ao serviço comunitário em Maracaju. Foi professora, coordenadora e diretora em instituições de ensino e conselheira tutelar por mais de 15 anos.
Ziemann contribuiu com projetos sociais, no Bairro Egídio Ribeiro, na Mirim, no Judô Para Todos e no Instituto Pequeno Cidadão. Formou uma família grande e tradicional, casada com Dr. Anisio Ziemann, mãe do Robert, Roger e da Helen, faleceu em fevereiro de 2022, aos 65 anos. Ela é lembrada não apenas por suas realizações, mas também pelo impacto duradouro que teve na vida das pessoas. Seu legado é um testemunho de sua dedicação, compaixão e compromisso com a melhoria da sociedade.
Para o Presidente da Câmara, Robert Ziemann, a obra tem muitos significados especiais e importantes, já que leva o nome de sua mãe, devidamente aprovado na Câmara Municipal, após uma indicação do Vereador Rener Barbosa, bem como, gera um novo leque de oportunidades para a região da Vila Juquita.
“Quero parabenizar o Prefeito Marcos Calderan pela sensibilidade, antes uma área degradada e de difícil acesso, para agora uma área com mobilidade urbana e muito em breve, tendo uma nova CIEI, quero agradecer a confiança dos vereadores, já que por meio do trabalho de todos, enquanto presidente, conseguimos economizar recursos suficientes para a execução de toda obra”, explicou Robert.

