Michelle Araujo
PUBLICADO EM:
10/10/2024 03h09
Evento sobre Carbono Neutro será realizado em Dourados na próxima semana
Ao longo de três dias, programação reúne especialistas do tema no auditório da Unigran
O estado de equilíbrio entre as emissões de carbono e as emissões compensadas ou removidas da atmosfera é chamado de Neutralização de Carbono, ou mais comumente, de Carbono Neutro. O assunto, que vem sido amplamente discutido em todo o mundo, é o tema principal das palestras e debates sediados no encontro XXV DEMI: MS Carbono Neutro, que vai reunir especialistas renomados de todo o Brasil nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no auditório do Bloco X da Unigran Dourados. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Engenheiros Mecânicos (Abemec-MS), com patrocínio do Sistema Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Crea-MS e Mútua-MS.
Ao longo de três dias, profissionais das áreas de Engenharias e Agrociências se reúnem para discutir os assuntos mais atuais sobre o que tem sido realizado em todo o mundo para buscar o estado de Neutralidade de Carbono, especialmente, as iniciativas originadas e executadas em Mato Grosso do Sul. “Trazer esse debate a Dourados, uma das principais cidades brasileiras no agronegócio, é de extrema importância, principalmente, porque Mato Grosso do Sul está inserido no cenário Carbono Neutro nacional, com iniciativas de grande destaque no país”, destaca o presidente da Abemec-MS, Eng. Mec. Guilherme Rangel.
A abertura será realizada no dia 16 de outubro, a partir das 19h, com a recepção e apresentação das instituições de realização, patrocínio e sede do evento. A palestra “O Carbono Neutro nas Políticas Públicas de MS”, ministrada pelo secretário-executivo de Meio Ambiente Artur Falcette, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) abre a programação temática do evento. Demais instituições que se projetam no cenário Carbono Neutro também se apresentam no evento, como a Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul (Biosul)e Instituto Taquari Vivo, Adecoagro e Embrapa, assim como o Sistema Fiems/Senai.
No dia 17, a partir das 8h, haverá uma visita técnica à sede da Adecoagro em Ivinhema-MS, com apresentação de palestras abordando especialmente os motores e combustíveis – etanol, gás, diesel e biometano, com prosseguimento da programação na parte da noite, na Unigran. No último dia de evento, 18, as palestras são retomadas no período noturno, também na Unigran, com o encerramento do seminário.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.abemecms.org.br, onde também pode ser consultada a programação completa. Haverá emissão de certificado e transmissão on-line no canal do YouTube da Abemec-MS.
Subir ao Topo Voltar