Menu

Por Idaicy Solano
PUBLICADO EM: 18/11/2024 08h58


Trilha no coração do quilombo e festival; veja programação de quarta

Pela primeira vez celebrado como um feriado nacional, comunidades irão organizar festivais e trilhas


 Na próxima quarta-feira (20), será comemorado o Dia da Consciência Negra, pela primeira vez, como um feriado nacional. Para celebrar, comunidades quilombolas de Campo Grande e região irão organizar festivais, trilhas, culinária e muita música para curtir a data.

 
 
Na comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio, o guia local Osvair Barbosa convida a todos para participarem da Festa da Consciência Negra. A programação começa Às 7h30, com a trilha Travessia do Coração do Quilombo, que mostrará a comunidade aos turistas.
 
Na sequência, terá a Rota das Cachoeiras, com percurso de aproximadamente sete quilômetros, às margens e por dentro de quatro lindas cachoeiras da região.
 
A parada será ao meio-dia, com almoço no Recanto da Ceci. O cardápio servido inclui carne assada, porco no tacho, frango com macarrão, farofa de banana com torresmo, salada, arroz e feijão.
 
Além das trilhas, a festa terá roda de conversa, oficina de turbante, apresentações culturais, feira quilombola e a instalação da casa Carolina Maria de Jesus, por meio do projeto Território das Escrevivências.
 
 
Furnas do Dionísio, localizada em Jaraguari, a 55 quilômetros de Campo Grande. O serviço não oferece transporte, ficando este por conta dos visitantes. A quantidade de vagas para as trilhas é limitada. Mais informações sobre o passeio pelo telefone 67 99976-7087.
 
 
Uma das cachoeiras dentro das Furnas do Dionísio, destino procurado por turistas (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Na comunidade Tia Eva, em Campo Grande, acontece na quarta-feira o Festival Niara, com desfile afro, barracas de comidas e convidados especiais. A comunidade convida a todos para celebrar a ancestralidade cultural com música, arte, moda e feira de gastronomia.
 
O projeto Niara foi lançado em março deste ano, com apoio do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais). O projeto ofereceu aulas de costura na comunidade Tia Eva durante um curso de sete meses, e agora, as peças produzidas serão apresentadas em um desfile, no Dia da Consciência Negra.
 
O evento acontece a partir das 17h, na comunidade, que está localizada na Rua Eva Maria de Jesus, no Bairro Seminário.
 
Grupo que constitui o Projeto Niara, responsável por festival que será realizado na comunidade Tia Eva (Foto: Divulgação) 






Subir ao Topo Voltar