Menu

assessoria
PUBLICADO EM: 19/11/2024 17h47


Reforço da luta contra o racismo


 Pela primeira vez o Brasil celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra com feriado em todo seu território. A data de 20 de novembro remete ao dia da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo existente no país durante no período colonial. O feriado nacional reforça a luta contra o racismo e a necessidade de reflexão sobre a memória e resistência do povo negro.

 
Para isso, preparamos conteúdos importantes para a sua rádio.
 
Como uma pessoa negra e com lugar de fala, trago como reflexão a sensação que nos permeia quando sofremos um ato de racismo e ou de injúria racial.
 
Desde a constituição de 88, a Justiça deveria punir as pessoas por racismo no Brasil por atos de discriminação em função de cor, raça ou etnia. Mas ainda temos poucos casos de aplicação da lei mesmo após três décadas.
 
Em janeiro de 2023, o crime de injúria racial passou a ser equiparado ao de racismo, com a possibilidade de aplicação de penas maiores àqueles que são responsabilizados. Embora a mudança na legislação induza a expectativa pelo aumento das condenações no país, esse pode ser um processo moroso. Cito dois casos importantes que reforçam a tese.
 
Contudo, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está elaborando um protocolo de julgamento com perspectiva racial, com intuito de instruir a magistratura brasileira, garantindo que as decisões judiciais sejam justas, iguais e atentas às questões raciais.
 
 
 
Também teremos uma série especial sobre afroempreendedorismo. O material é produzido em parceria com Sebrae e, segundo pesquisa da entidade, o número de empreendedores negros aumentou 22% na última década e superou o crescimento de 18% entre empreendedores brancos.
 
Foram entrevistadas empresárias das regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste que falam de suas experiências e desafios no mundo dos negócios tais como preconceito, renda e mercado de trabalho para quem tem mais de 60 anos.
 
O primeiro conteúdo está aqui e os demais você confere no nosso site ao longo da semana.
 
Afroempreendedores superam obstáculos para prosperar
 
Para finalizar nosso pacote de conteúdos sobre o Dia da Consciência Negra, meu colega jornalista Norberto Notari, traz uma edição do podcast Política se Discute? com a vereadora Tainá de Paula, liderança negra e a mulher mais votada do Rio de Janeiro nas últimas eleições.
 
 
 
Durante a campanha, ela sofreu um atentado a tiros, mas não se feriu. Tainá nos conta os desafios do ambiente político para a comunidade negra.
 
Até mais,
 
 
 
 
 






Subir ao Topo Voltar