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Daniel Gonçalves de Medeiros
PUBLICADO EM: 27/02/2025 09h12


Câmara Árabe fará missão à Arábia Saudita



 EXPORTAÇÕES

Voltada a empresas de alimentos e bebidas, iniciativa mira ampliar exportações para o maior mercado da Liga Árabe

-- A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira organiza uma missão para empresas interessadas em exportar alimentos e bebidas para a Arábia Saudita. 

Com programação na capital Riade e na cidade de Jeddah, entre 11 e 16 de maio, a missão prevê rodadas de negócios com importadores, seminários sobre o mercado saudita, visitas técnicas à feira alimentícia Saudi Food Show e a outras instalações. 

A missão integra as ações do Projeto Halal do Brasil, iniciativa da entidade e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) para estimular exportações dos chamados alimentos halal, que atendem a padronizações muçulmanas. 

Para participar, as empresas precisam atuar com alimentos e bebidas, ter experiência com exportação, interesse em certificar produtos e formalizar a adesão ao projeto, conforme explica Fernanda Dantas, gerente do Halal do Brasil na Câmara Árabe. 

“Quando a empresa entra para o Halal do Brasil, ela passa a ter apoio para buscar oportunidades em países muçulmanos. O apoio inclui participação em feiras e rodadas de negócios, orientação sobre a certificação e sobre como construir uma estratégia de internacionalização efetiva em cada país”, afirma a especialista. 

A Arábia Saudita vem fazendo movimentos focados no crescimento do turismo, na abertura de mercado e na diversificação da economia, que abrem oportunidades para o comércio com o Brasil, sobretudo o de alimentos. Em 2023, por exemplo, as importações de alimentos e bebidas do país árabe somaram US$ 24,9 bilhões, tendo o Brasil contribuído com cerca de 10% desse total, principalmente em carnes, açúcar, grãos e cafés.

A avaliação da Câmara Árabe, no entanto, é que ainda existe espaço para o Brasil, principalmente nos segmentos de alimentos industrializados. Nessas categorias, a participação do país ainda é pequena por conta da oferta limitada de produtos com certificação halal, para além dos derivados de proteínas.

Segundo afirma Dantas, a prioridade do Halal do Brasil é avançar nesses espaços. Para isso, além da promoção comercial, o projeto oferece cursos sobre mercados halal, orientação para certificar alimentos e até subsídio para a primeira certificação.

Lançado em setembro de 2022, o projeto apoia atualmente 124 empresas, das quais 59 já exportam ao menos algum tipo de alimento certificado. 

Serviço: 
Missão Comercial à Arábia Saudita do Projeto Halal do Brasil
De 11 a 16 de maio, em Jeddah e Riade
Inscrições: comercial@ccab.org.br 
Informações adicionais: https://halaldobrasil.com.br/ 

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Informações à imprensa | Câmara Árabe-Brasileira
Daniel Medeiros | 11 992259634

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Com mais de 70 anos de existência, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira é uma entidade dedicada ao fomento da relação comercial bilateral entre o Brasil e os 22 países da Liga Árabe. Integrante da União das Câmaras Árabes, o braço econômico da liga diplomática, a entidade tem por missão conectar empresas árabes e brasileiras, buscando atender as necessidades dos dois lados da parceria comercial, o desenvolvimento dos laços comerciais e a integração entre os setores produtivos.

Sobre o Halal do Brasil
O Halal do Brasil – projeto realizado para Câmara de Comércio ÁrabeBrasileira (CCAB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – visa acelerar o processo de inserção internacional das indústrias com produtos halal no mercado mundial, fomentando uma cultura exportadora brasileira para mercados islâmicos e não-islâmicos por meio de um projeto de apoio a negócios internacionais.

 








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