Menu

Hosana de Lourdes
PUBLICADO EM: 20/03/2025 07h14


MS já colheu 3,4 milhões de hectares de soja, mas safra segue abaixo da média dos últimos anos

Foto: Gilson de Abreu


 A colheita da soja em Mato Grosso do Sul atingiu 3,4 milhões de hectares, o que representa quase 80% da área estimada para a safra. Os dados são da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja-MS), na última atualização divulgada nesta quarta-feira (20).

 
 
 
Apesar do avanço nos trabalhos no campo, o índice ainda está abaixo da média dos últimos cinco anos, que no mesmo período costumava ficar próximo dos 80%. A principal razão para essa queda foi a escassez de chuvas entre dezembro e janeiro, fator que prejudicou o rendimento das lavouras, segundo informações do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA-MS).
 
 
 
De acordo com o levantamento, cerca de 50% das lavouras do Estado foram afetadas pelo estresse hídrico, com maior impacto sobre as áreas semeadas entre setembro e outubro. Nos últimos dias, houve registro de chuvas esparsas, mas insuficientes para reverter o quadro de déficit hídrico e recuperar as perdas da safra.
 
 
 
A expectativa agora se volta para a conclusão da colheita e para os impactos da estiagem nos rendimentos finais da produção estadual de soja.
 
 






Subir ao Topo Voltar