Menu

Valéria Ribeiro
PUBLICADO EM: 23/04/2025 13h57


TMA Máquinas na Agrishow 2025 Nova plantadora de cana automatizada PTX 7010, agora com Inteligência Artificial. É o fim das falhas nos canaviais



A TMA Máquinas, referência em soluções para o agro, em especial para a cultura da cana-de-açúcar, marcará presença na Agrishow 2025, confirmando sua trajetória e compromisso com a inovação.

Reconhecida por desenvolver equipamentos robustos e tecnológicos, a TMA apresenta na 30ª edição da feira   a nova versão da plantadora automatizada de cana, a PTX 7010, agora equipada com Inteligência Artificial (IA).

Com a Inteligência Artificial integrada a nova PTX 7010 monitora em tempo real a quantidade de toletes plantados, interrompendo automaticamente o processo em caso de falhas na dosagem.

Quando detectada a falha, a máquina para todo o sistema, obrigando o operador a retornar e recomeçar no ponto em que falhou, pois ao contrário dos grãos, que tem ciclo curto, o plantio de cana representa, pelo menos, quatro ou cinco safras.

A máquina oferece ainda monitoramento de dados em tempo real através do sistema CAN, o que permite ajustes imediatos e maior controle operacional.

São mais de 15 diferenciais exclusivos que a PTX 7010 oferece. Melhorias que a consolidam como uma das principais opções para as operações pesadas no setor canavieiro.

Não é por acaso que a TMA é líder nas vendas de plantadoras de cana, detém, 42% do mercado. Em 2024 dobrou a produção, passando de 50 para 102 unidades produzidas.

Transbordo de cana VTX 8032

Outra máquina que merece atenção na Agrishow é o transbordo de cana VTX 8032, que está com maior capacidade de carga.  Pensado para atender a Lei da Balança, se adequa ao Rodotrem PBT de 91 toneladas.  O transbordo ainda conta com transmissão hidráulica, o que facilita superar facilmente os obstáculos no campo e ser puxado por um trator de menor porte, transportando o mesmo volume de carga. Isso representa diminuição do uso de combustível e menos poluição ambiental. A economia de diesel com esse sistema chega a quase 50%, passa de 11 litros por hora de trabalho para 5,6/6 litros. O grande diferencial é que essa máquina é a única do mercado com levante sincronizado, o que representa maior vida útil e, consequentemente, um aumento em seu custo-benefício.

Sobre a TMA e a nova fábrica

Fundada em 2011, a TMA Máquinas é uma empresa familiar que surgiu da demanda do setor sucroalcooleiro por sistemas completos de mecanização. Desde então, tem se destacado por sua capacidade de inovar e atender às necessidades do mercado agroindustrial. 

Na contramão da retração do setor de máquinas no ano de 2024, a TMA não só cresceu como iniciou, com recursos próprios, a construção de uma nova fábrica, no distrito industrial de Ribeirão Preto, que deve ser inaugurada em novembro de 2025.

Com a nova fábrica, será possível mais do que triplicar a produção de máquinas agrícolas.  São 12 mil metros quadrados de barracão fabril e três linhas simultâneas de produção. Isso propiciará a produção contínua de plantadoras de cana, transbordos e outros produtos ligados aos segmentos de cana, grãos, laranja e floresta plantada.

 







Subir ao Topo Voltar