Menu

Assessoria de Comunicação
PUBLICADO EM: 23/04/2025 18h34


Hospital Soriano Corrêa tem aumento de 33% nos atendimentos durante feriado prolongado



 *


*Quase 60% dos atendimentos foram de casos não críticos, que poderiam ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde*

Na manhã desta quarta-feira (23), o Presidente da Associação Beneficente de Maracaju, Thiago Olegário Caminha, e o Gestor Hospitalar, Paulo Chagas, prestaram contas nas redes sociais sobre os atendimentos realizados pelo Hospital Soriano Corrêa da Silva durante o feriado prolongado da Páscoa.

Entre os dias 18 e 22 de abril, o hospital registrou um aumento de 33% no número de atendimentos em comparação aos dias normais, o que naturalmente resultou em maior morosidade no atendimento, especialmente porque cerca de 60% dos pacientes atendidos no Pronto Socorro foram classificados como “não críticos”.

“Durante esses dias (18 a 22-04), foram atendidas um total de 915 pacientes, entretanto cerca de 59% dos atendimentos do Pronto Socorro são de pacientes não críticos. São pacientes que poderiam estar nas Unidades de Saúde e esperar mais tempo, já os críticos, chegam aos 37%, esses casos demandam uma maior atenção e tempo de dedicação do médico e sua equipe, além dos casos vermelhos, que são vaga zero que demandam o deslocamento de profissionais para a capital do estado. É importante que a população compreenda e saiba como utilizar o nosso hospital, já que existem doenças que são classificadas como urgência e emergência, tendo prioridade pelo risco de vida. Claro que os demais pacientes serão atendidos, entretanto, terão que ter mais paciência, especialmente nesses dias de ampliação dos atendimentos.”, explicou Thiago Caminha.

Entenda a Classificação de Risco nos Atendimentos Hospitalares

O sistema de triagem hospitalar utiliza cores para classificar o grau de urgência dos pacientes. Essa classificação é fundamental para garantir que os casos mais graves sejam atendidos com prioridade, preservando vidas.

🔴 Vermelho – Emergência: Atendimento imediato. Casos com risco iminente de morte, como parada cardiorrespiratória, grandes traumas, ou AVC.

🟡 Amarelo – Urgência: Necessita atendimento rápido, mas não imediato. Casos como dores intensas, febre alta persistente, fraturas, entre outros.

🟢 Verde – Pouco urgente (não crítico): Casos leves, como dores de cabeça, gripes, pequenas lesões ou sintomas que poderiam ser tratados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O Hospital Soriano Corrêa reforça que está preparado para atender a população, mas orienta que os cidadãos procurem as UBSs para casos não urgentes, especialmente em períodos de grande demanda, como feriados e fins de semana. Essa atitude contribui para o bom funcionamento do sistema de saúde e garante um atendimento mais eficiente para todos.
 

 

 






Subir ao Topo Voltar