Menu

Hosana de Lourdes
PUBLICADO EM: 06/05/2025 15h37


Autoridades reforçam união da sociedade no combate à violência infantil durante evento do Maio Laranja em Maracaju

Prefeito Marcos Calderan falou no evento realizado no Centro Cultural Foto: Hosana de Lourdes


Em evento oficial da campanha Maio Laranja, realizado em Maracaju, o prefeito Marcos Calderan e os vereadores Bruno Barros e Robert reforçaram a necessidade de unir forças no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação integra uma série de atividades promovidas no município para conscientizar e mobilizar a população sobre o tema. Para o lançamento do Maio Laranja esteve presente o presidente da câmara vereador Rener Barbosa, vereadores: Paytric Ribas, Robert Ziemann, Ediney Gomes, Daniel esquivel e Vilmar Era do Gelo, secretários municipais e convidados.  
 
 
 
Em seu discurso, o prefeito Marcos Calderan destacou a importância de valorizar ações sociais que, embora muitas vezes invisíveis, têm impacto profundo na vida das pessoas. “É muito fácil e tentador politicamente entregar obras físicas, que dão retorno de voto. Mas um trabalho como esse, que combate a violência infantil, é tão ou mais importante. Pode não ser visível, mas salva futuros”, afirmou. Ele ainda agradeceu à participação de lideranças locais, com destaque para o vereador Robert, autor de projeto de lei e emenda voltados à proteção da infância.
 
 
 
O prefeito alertou que o abuso sexual deixa marcas que, em muitos casos, condenam o futuro das vítimas. “Muitas vezes, não se trata apenas de uma cicatriz. A violência vivida na infância pode impedir um cidadão de se desenvolver plenamente. Quando alguém dá um testemunho é porque venceu, mas a marca fica para sempre.”
 
 
 
Falando em nome dos vereadores, o parlamentar Bruno Barros fez um apelo emocionado por mais responsabilidade e envolvimento de todos os setores da sociedade. “Esse é um problema que precisa ser enfrentado o ano todo, não apenas em maio. Envolve não só políticas públicas, secretarias, a Prefeitura e o Conselho Tutelar, mas todas as igrejas, sindicatos e cidadãos.”
 
 
 
Barros ressaltou a gravidade da violência intrafamiliar. “A maioria dos casos acontece dentro de casa. Em cerca de 40% dos casos, o agressor é o padrasto. Isso exige das mães um olhar atento ao formar novos relacionamentos”, alertou.Vereador Bruno Barros falou em nome da câmara de Maracaju (Foto Hosana de Lourdes)
 
 
 
Ele também destacou a necessidade de ampliar o diálogo e romper o silêncio que cerca essas situações. “Muitas crianças nem entendem que estão sendo abusadas. Acham que é carinho, que é amor. Isso precisa ser falado, enfrentado. A ausência de voz dessas crianças é o que mantém muitos casos escondidos”, afirmou.
 
 
 
O vereador ainda homenageou o colega Robert por sua atuação militante na área, reforçando o papel de pessoas comprometidas com causas sociais. “É preciso coragem para tocar nesse tema, e você tem demonstrado isso, Robert.”
 
 
 
A secretária de Assistência Social, Leiza Barbosa, também participou do evento e reiterou que os traumas da infância repercutem por toda a vida. “Estamos tratando de algo que impacta diretamente no emocional, nas relações, na vida adulta. Por isso, esse combate precisa ser contínuo e firme.”
 
 
 
O evento reforçou o compromisso da gestão pública e do legislativo com a proteção da infância, deixando clara a mensagem de que a responsabilidade é de todos e que a omissão diante da violência também contribui para sua perpetuação.Maio Laranja lançado no Centro Cultural nesta segunda-feira, dia 06. (Foto Hosana de Lourdes)
 

 







Subir ao Topo Voltar