Menu

Silvio de Andrade
PUBLICADO EM: 19/09/2025 11h48


Passarinhar na Serra da Bodoquena é um deleite na chegada da primavera

Foto: (Assessoria de Imprensa da Rota Bonito Serra da Bodoquena)



Mato Grosso do Sul, com seus quatro biomas — Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Chaco — abriga mais de 738 espécies de aves registradas, cerca de 40% da avifauna brasileira, tornando-se referência nesse tipo de turismo. A Serra da Bodoquena, concentrando os consagrados destinos de Bonito, Jardim e Bodoquena, é eleita pelos passarinheiros como uma das melhores regiões para observação de aves devido a sua rica diversidade.
Mesclando a influência dos biomas Cerrado e Pantanal, com paisagens exuberantes e concentrando uma parcela significativa da Mata Atlântica, a região serrana proporciona ainda um diferencial para os amantes dessa atividade ao ar livre: a presença de duas espécies que, dentro do território nacional, são só observadas ali e no Pantanal: o Rapaizinho-do-chaco (Nystalus striatipectus) e o Tiriba-fogo (Pyrrhura devillei).
Na Rota Bonito Serra da Bodoquena, vários atrativos oferecem roteiros personalizados para os especialistas em observação ou para o visitante que quer desbravar um pouco mais a região e vivenciar novas experiências. A entrada da primavera, a partir do dia 22 de setembro, abre a melhor temporada para praticar o birdwatching (aviturismo). Estação de reprodução de uma grande parte das espécies, as quais se tornam mais ativas e barulhentas.
Passeios em reservas
Segundo a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), as áreas de floresta dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, é possível encontrar grandes aves florestais, como a Harpia (Harpia harpyja), e mais comuns na Mata Atlântica, como o trepador-quiete (Syndactyla rufosuperciliata). Isto faz da região uma área de alta diversidade de aves propícia para sua observação, na companhia de guias especializados.
Em Jardim, dois atrativos se destacam nessa modalidade de ecoturismo que vem crescendo em Mato Grosso do Sul. Com 241 espécies registradas, o Recanto Ecológico Rio da Prata realiza passeios em grupos de até 12 pessoas em sua RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Além das trilhas na reserva, o receptivo, os campos, açudes e estradas internas também oferecem ótimas oportunidades para avistar diferentes aves em seu habitat.
O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de diâmetro. Conta com estrutura privilegiada para observação, com dois decks e melhor ângulo. Tem uma das maiores concentrações de araras-vermelhas (cerca de 120 indivíduos no período reprodutivo). A RPPN do empreendimento, com 169 espécies de aves catalogadas, é considerada um dos grandes hotspots do Estado.
Entre a Serra e Pantanal
Em Bonito, em 2024 um registro reforçou ainda mais a importância da Estância Mimosa para a conservação da natureza: o avistamento de uma Harpia (Harpia harpyja), também conhecida como Gavião Real. O passeio tem início nas primeiras horas da manhã, período ideal para observação, e crianças a partir de 6 anos já podem participar. Dentre as 276 aves registradas, é possível avistar o udu-de-coroa-azul – ave símbolo de Bonito.
Na realidade, a riqueza da fauna na rota serrana permite ao visitante contemplar as mais variadas espécies de aves em todos os atrativos, seja nos banhos nas cachoeiras, na sensação de ouvir os cantos dos pássaros durante a flutuação ou nas trilhas. Ao lado da serra, já na porção do Pantanal de Miranda, essa convivência e bem-estar na natureza faz parte dos passeios de barco no projeto ecológico que leva o nome do cênico Rio Salobra.
Próximo dali, pesquisa apontou que a Fazenda San Francisco é um local estratégico para descanso e alimentação de dezenas de aves migratórias dos Hemisférios Norte e do Sul, como a Águia pescadora (Pandion haliaetus) e a Tesourinha (Tyrrannus savana). A lista de aves já conta com 390 espécies, algumas ameaçadas de extinção, como a Arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus) e o Gavião pato (Spizastur melanoleucus),

Mais informações:
www.bcvb.com.br
www.turismo.bonito.ms.gov.br
www.fazendasanfrancisco.tur.br
koreoficial.com.br/
 
 

 






Subir ao Topo Voltar