Junio Silva
PUBLICADO EM:
24/09/2025 04h35
Trump critica Rússia e apoia que Ucrânia retome territórios perdidos
Trump afirmou que Ucrânia pode retomar todo o território do país conquistados pela Rússia, e retomar suas fronteiras de 1991 JunioSilva

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu o tom contra a Rússia, e disse que apoiará a Ucrânia até que o país retome as fronteiras de 1991. A declaração do líder norte-americano aconteceu nesta terça-feira (23/9).
De acordo com Trump, território ucranianos podem ser reconquistados por meio do apoio militar de aliados para Kiev.
Na prática, a ideia do presidente norte-americano sobre restaurar as fronteiras da Ucrânia da década de 1990 possibilitaria que o país recuperasse áreas ocupadas pela Rússia antes da guerra que começou em 2022, como a Crimeia.
“Acho que a Ucrânia, com o apoio da União europeia, está em posição de lutar e RECUPERAR toda a Ucrânia em sua forma original”, escreveu Trump na rede social Truth. “Com tempo, paciência e o apoio financeiro da Europa e, em particular, da OTAN, as fronteiras originais de onde esta guerra começou são muito mais do que uma opção. Por que não? A Rússia tem lutado sem rumo por três anos e meio uma guerra que deveria ter levado menos de uma semana para um verdadeiro poder militar vencer”.
Na visão do líder republicano, este é o “momento para a Ucrânia agir”, tendo em vista problemas econômicos da Rússia provocados pela guerra. Trump também afirmou que os ucranianos podem “ir além” da retomada do território do país.

