Por Silvia Frias
PUBLICADO EM:
24/09/2025 11h23
Decreto divulga data do pagamento da segunda parcela do 13º em MS
Os valores contemplam 82 mil servidores ativos e inativos do Estado; confira calendário

O governo de Mato Grosso do Sul paga amanhã (25) a primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais e, a segunda parte, no dia 20 de dezembro, conforme decreto publicado hoje (24) no Diário Oficial do Estado.
O valor a ser pago amanhã corresponde a 50% do líquido da remuneração e contemplam 82 mil servidores ativos e inativos, injetando cerca de R$ 300 milhões na economia estadual. Segundo a SAD (Secretaria Estadual de Administração), o dinheiro estará na conta já na quinta.
Governo paga 13º no dia 25 e injeção na economia de MS deve bater R$ 300 milhões
O pagamento inclui servidores civis e militares da ativa, aposentados, pensionistas, comissionados, contratados temporários e empregados públicos das autarquias, fundações e da administração direta.
O decreto que regulamenta o pagamento considera para o cálculo do valor líquido a contribuição previdenciária, o imposto de renda e, quando houver, a pensão judiciária.
O documento foi assinado pelo governador Eduardo Riedel, pelo secretário de Administração Frederico Felini e pelo secretário de Fazenda Flávio Cesar Mendes.
A iniciativa ocorre em um momento considerado estratégico para o setor varejista, às vésperas de datas comemorativas como o Dia das Crianças. De acordo com a economista do IFP-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS), Regiane Dedé de Oliveira, o impacto do recurso deve ser sentido em diferentes frentes.
“Esse recurso extra no bolso dos servidores pode ter dois efeitos positivos: de um lado, impulsiona o consumo imediato, especialmente em setores como vestuário, calçados, alimentação e lazer. De outro, ao permitir a quitação de dívidas, libera margem de crédito e dá maior segurança para compras futuras, contribuindo para manter a roda da economia girando”, explicou.

