Rafaela Fernandes
PUBLICADO EM:
23/08/2018 18h26
A fitotecnia é uma área da ciência agronômica que trabalha no desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das culturas.
O que é e quais profissionais podem atuar nessa área?
Apesar de estranharmos o nome, a fitotecnia é presente no dia de todos. Cada produto oriundo da agricultura é possível com ajuda tanto dos produtores quanto dos profissionais de fitotecnia.
O trabalho dos fitotecnistas é melhorar os cultivos e prevenir doenças, pragas e plantas daninhas nas plantações por meio de conhecimentos do solo e das culturas agrícolas. É responsabilidade do fitotecnista analisar as melhores técnicas para cada cultura, dentro de aspecto menos danosos ao meio ambiente, que aumentem a reprodução vegetal, mas não alterem a qualidade do alimento final.
Nesse sentido, é discutida no campo da fitotecnia a utilização de adubos químicos e orgânicos para a melhoria do plantio a partir do uso de insumos (técnicas e despesas utilizadas na formação do alimento) inorgânicos para alcançar uma produção massiva, já que o uso de adubos naturais para grandes culturas levará naturalmente ao desmatamento.
O uso racionado de recursos naturais é muito utilizado nessas atividades para conservar o meio ambiente da plantação e, ao mesmo tempo, produzir alimentos, combustíveis, rações, etc. Os resultados de uma pesquisa obtidos pela fitotecnia geralmente são convertidos em soluções práticas e voltados aos agrônomos e àqueles que estão em contato com o cultivo que está sendo estudado.
No campo do mercado de trabalho, fazer carreira na fitotecnia pode ser promissor tendo em vista que o profissional desta área atua diretamente para o aumento da produção de alimentos e combustíveis para a população em âmbito mundial - e que constantemente cresce. O fitotecnista pode decidir diferentes rumos para sua carreira, dos centros de pesquisa ao ensino e até mesmo como consultor para grandes corporações.

