PUBLICIDADE

COVID-19: prefeito Hélio Peluffo pede que população redobre cuidados


PUBLICIDADE
  • mell280

04/06/2020 17h50 - Atualizado em 04/06/2020 18h43

COVID-19: prefeito Hélio Peluffo pede que população redobre cuidados

Carlos Monfort


Prefeito Hélio e secretário Patrick Derzi em entrevista coletiva

“Se for necessário, tomaremos medidas restritivas novamente”, afirmou em coletiva de imprensa

   “Precisamos que a população redobre os cuidados pois ainda não atingimos o pico”, afirmou o prefeito Hélio Peluffo em entrevista coletiva nesta terça-feira, 26, ao falar sobre os novos casos de Covid-19 no município. O prefeito reiterou que a prefeitura vem tomando todos os cuidados para evitar uma contaminação comunitária do coronavírus, mas reiterou que a população precisa apoiar. “Vejo que nossa parceria está diminuindo, pois enquanto trabalhamos ao lado de toda nossa equipe para evitar aumento de casos, há um descuido completo em vários locais, como bares. Se for necessário, vamos tomar medidas restritivas novamente”, ponderou o prefeito Hélio Peluffo.

O secretário de Saúde Patrick Derzi falou sobre os novos casos, explicando e respondendo a questionamentos por parte dos profissionais de imprensa. O prefeito Hélio Peluffo voltou a agradecer todos os veículos de comunicação pelo constante apoio. Ele lembrou que Ponta Porã não conta com internações e os leitos de UTI estão sem pacientes com o Covid-19 “e isso nos traz uma certa tranquilidade”. As ações da prefeitura têm sido constantes.

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social, realizou a entrega de máscaras gratuitamente a moradores do bairro Ferroviária 2 e adjacências, facilitando assim para a população desse populoso bairro ter acesso a esse material obrigatório no município.

A entrega contou com a presença da secretária de Assistência Social, Vera Lúcia Oliveira que destacou a preocupação do prefeito Hélio Peluffo em garantir a todas famílias de baixa renda tenham condições de acesso ao uso de máscaras.

O material foi confeccionado pelo FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), coordenado pela primeira-dama Vânia Peluffo com cursos profissionalizantes desenvolvidos durante todo o ano em vários polos em diferentes regiões da cidade. O prefeito Hélio Peluffo assinou decreto obrigando a utilização de máscaras em Ponta Porã. O decreto está publicado no Diário Oficial do município de Ponta Porã.

O decreto considerando o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal em decorrência da pandemia do COVID-19, bem como a situação demanda o urgente emprego de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Município de Ponta Porã; a Portaria do Ministério da Saúde n. 188, de 3 de fevereiro de 2020, declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção Humana pelo COVID-19 (Novo Coronavírus); a Lei Federal n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, dispôs sobre as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional bem como considerando o Protocolo de Saúde para o Município de Ponta Porã, expedido em 13 de maio de 2020 pela Secretária Municipal de Saúde, determinou, através do Decreto, a utilização de máscaras de proteção facial para os cidadãos do Município de Ponta Porã que estiverem fora de seus domicílios, enquanto perdurar o período de emergência da Covid-19.

As máscaras de proteção devem ser de uso pessoal e não deverão ser compartilhadas. Nenhum cidadão poderá adentrar nas dependências de qualquer prédio público ou privado, caso não esteja fazendo o uso correto de máscara de proteção fácil. Fica proibido o atendimento em qualquer estabelecimento comercial ou de prestação de serviço, de pessoas que não estejam usando a máscara de proteção facial, sendo responsabilidade do próprio estabelecimento a adoção de providências para cumprimento do Decreto.

Ao final, o prefeito Hélio Peluffo disse que as ações são constantes e diariamente o comitê formado para acompanhar e tomar decisões vem se debruçando para tomar medidas para evitar a proliferação da doença. A coletiva de imprensa foi acompanhado por secretários municipais e vereadores.

 

 

 

 

 





PUBLICIDADE
  • WhatsApp TUDODOMS459
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE