PUBLICIDADE

I Encontro Sul-Mato-Grossense de Psicanálise debate complexo de Édipo


PUBLICIDADE
  • mell280

13/08/2020 13h27

I Encontro Sul-Mato-Grossense de Psicanálise debate complexo de Édipo

Ariadne Carvalho



 
Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar, mesmo que superficialmente, sobre o Complexo de Édipo, mas talvez não saiba que o Complexo de Édipo é o primeiro momento conflituoso vivido pelos homens durante o período da primeira infância e está diretamente atrelado às relações familiares que estabelecemos desde pequenos.

Sigmund Freud, neurologista, pai da psicanálise e fundador da psicologia analítica, o considerou com complexo nuclear das neuroses que estrutura e organiza a personalidade humana, e por ser considerado tão relevante, o tema está sendo abordado durante o I Encontro Sul-Mato-Grossense de Psicanálise.

Desenvolvido pela Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul (SPMS), o encontro, apresentado em formato de seriado online é exibido semanalmente por meio da plataforma Zoom e tem contado com participantes de todo o Brasil.

Apresentado pelas psicanalistas da SPMS, Paula Francisca Andrade Mittelstaedt e Maria de Lourdes Jeffery Contini, o curso complexo de Édipo faz parte da primeira temporada do seriado e foi dividido em 2 episódios sendo que o primeiro foi exibido nesta terça-feira (11), e o segundo programado para quinta-feira, 13 . 

Paula Mittelstaedt colocou  que o conceito parece ser simples, um desejo incestuoso por uma figura parental e o ódio e hostilidade em relação ao outro, no entanto vai muito além disso. "Há toda uma construção da dinâmica psíquica junto com os conceitos que Freud foi desenvolvendo ao longo da teoria elaborada no período de 1895 a 1937". Freud fala da importância das fantasias edípicas, que 'banham' toda a fase do desenvolvimento sexual, desempenhando  papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação do desejo humano.explicou Paula. 

Segundo Maria de Lourdes Jeffery a sexualidade tem um peso fundamental na obra de Freud. "Ele tira a sexualidade da esfera puramente biológica e passa para a esfera psíquica, passando a ter uma psicossexualidade. Com isso desenvolveu uma série de conceitos importante ao longo de sua obra, que é a questão da sexualidade infantil, da disposição perverso e polimorfa da criança, zonas erógenas, função parcial, a própria punção sexual", esclareceu Maria de Lourdes, que acrescentou ainda: "Desta forma ele vai mostrar todo o desenvolvimento da sexualidade humana numa outra perspectiva descolando a sexualidade do aspecto puramente biológico".

O curso terá continuidade às 19h30 desta quinta-feira e as inscrições podem ser feitas no site: http://spms.com.br/


-- 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE