PUBLICIDADE

Com 276 votos, Ana Batista é a primeira mulher eleita cacique da Aldeia Tereré


PUBLICIDADE

24/11/2020 09h40

Com 276 votos, Ana Batista é a primeira mulher eleita cacique da Aldeia Tereré

Douglas do Amaral


Em uma eleição com a participação de 502 eleitores, pela primeira vez, uma mulher foi eleita Cacique da Aldeia urbana Tereré, que faz divisa com os Bairros Morada da Serra, Vila Tereré e Vival dos Ipês, em Sidrolândia.

Com 46 anos, Ana Batista Figueiredo Almeida foi eleita neste domingo (22) juntamente com seu vice Ramão Alves Figueiredo, de 33 anos de idade.

Ana Batista obteve 276 votos, contra 224 obtidos pelo atual Cacique Sebastião Figueiredo que buscava reeleição, tendo como vice Sebastião Mendes. A eleição na aldeia ainda contabilizou um voto em branco e um voto nulo.

“É um momento histórico para a gente, um trabalho novo, também sou neto do fundador dessa aldeia e estamos dispostos a trabalhar e representar toda a nossa comunidade”, destacou Ramão Alves, eleito vice-cacique. 

Cb image default

Emocionada, a Cacique eleita Ana Batista se mostrou muito feliz, “olha gente, não foi fácil, hoje sendo eleita a primeira mulher cacique, foi um desafio disputar essa eleição e será uma honra para mim representar essa comunidade, faremos um trabalho para atender a todos, pois aqui somos uma grande família e lutamos uns pelos outros, quero unificação e não divisão”, destacou Ana Batista que também agradeceu o atual cacique e seu vice.

Ana garante que o preconceito, por ser mulher, não existiu e que tem bastante confiança dos indígenas para representar a aldeia. “O meu trabalho vem de muito tempo, as pessoas me conhecem e sabem da luta que venho traçando em favor da comunidade, eu sou mulher e sou capaz, conheço a dificuldade na nossa gente e sei onde buscar apoio em defesa de todos”, disse confiante da importância de sua representatividade.

A vereadora eleita e mais votada nas últimas eleições em Sidrolândia, Vanda Camilo (Progressistas) fez questão de parabenizar a vitória de Ana Batista, “mulheres indígenas bem representadas”, destacou. O atual Presidente da Câmara e vereador reeleito, Carlos Henrique Olindo (PSDB) também parabenizou Ana e destacou a importância da representatividade feminina na comunidade indígena.

O Prefeito Marcelo Ascoli (PSD) e a primeira dama Ana Lídia Ascoli desejaram sucesso ao mandato de Ana Batista a frente da Aldeia Tereré, destacando que ela fará um ótimo trabalho representando a comunidade.

O mandato da nova cacique e do vice-cacique da Aldeia Tereré seguirá por quatro anos. De acordo com informações, atualmente, a aldeia possui 256 famílias, com um total de 766 pessoas.

Cb image default
A nova Cacique Ana Batista ao lado do seu vice-cacique Ramão. Fotos: Reprodução

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE