PUBLICIDADE

Ácido glicólico: o que é e quais os benefícios para a pele


PUBLICIDADE
  • mell280

28/11/2020 07h11

Ácido glicólico: o que é e quais os benefícios para a pele

Ana Carolina


 Com o passar dos anos, as visitas ao dermatologista podem tornar-se recorrentes na vida de mulheres que se preocupam com a saúde da pele.

Hoje em dia, felizmente já existem inúmeros produtos indicados por dermatologistas, para tratamento e cuidados com a pele. Esse é o caso do ácido glicólico, também chamado de ácido hidroxiacético, um ácido orgânico natural, multifuncional, obtido através da cana açúcar e outros vegetais doces.

O ácido age esfoliando suavemente a pele, eliminando as células mortas, deixando-a pronta para receber os ativos (cosméticos e dermocosméticos). Também, age clareando a pele, estimulando formação de colágeno, suavizando rugas finas, reduzindo a oleosidade excessiva, o que ajuda no controle do surgimento de cravos e espinhas.

Ainda, combate os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento precoce da pele, além de assegurar uma pele iluminada e com viço.

Pode ser usado como cremes e loções diariamente. Também é encontrado em concentrações mais altas para realização de peelings.

Você pode adquirir através da manipulação, apresentando receita médica. Em lojas ou farmácias você pode comprá-lo facilmente como cosméticos ou dermocosméticos, como por exemplo: hidratantes e sabonetes faciais.

Veja Também:

Benefícios do ácido glicólico

Qual a função ácido glicólico?

O ácido glicólico tem como sua principal função promover a renovação celular por meio da descamação da derme (camada intermediária da pele, onde se localizam o colágeno e a elastina que concedem sua elasticidade). Vários benefícios são obtidos através da sua esfoliação.

Veja Também:

Quais os principais benefícios do ácido glicólico?

O uso do ácido glicólico promove vários benefícios na pele e seus resultados podem ser notados com 60 a 90 dias de uso, isso dependerá da concentração do produto no cosmético.

Ressalta-se aqui, a importância de consultar um dermatologista antes de iniciar o uso do produto.

  • Minimizar as rugas e linhas de expressão: O ácido glicólico age estimulando as células da pele a produzirem mais colágeno e elastina, por isso, acontece a suavização das rugas e linhas de expressão.

Veja Também:

Quais os efeitos colaterais do ácido glicólico?

Apesar do uso do ácido glicólico ser bem tolerado, em peles mais sensíveis e sensibilizadas pode ocasionar irritações, sensação de ardência e formigamento. Por isso, o ideal é consultar um dermatologista antes de usar qualquer produto que contenha a substância. Afinal, só ele será capaz de indicar os melhores ativos de acordo com as necessidades da sua pele.

Veja Também:

O ácido glicólico pode ser usado durante o dia?

Sim! O ácido glicólico age estimulando a renovação celular, porém, sem provocar fotossensibilidade, desde que usado de maneira certa. Lembrando que: o ativo deve ser sempre aplicado em conjunto com o protetor solar de alto FPS.

Veja Também:

Cuidados com a pele durante o uso do ácido glicólico

  • Evitar o uso de outros ácidos ou produtos abrasivos que sensibilizem a pele;
  • Sempre usar hidratantes após aplicação do ácido. Isso evitará possíveis irritações ao longo do tratamento;
  • Nunca esquecer de aplicar protetor solar (com FPS alto) após o uso do ácido. Lembre-se também de reaplicá-lo ao longo do dia;
  • Não se depile com cera, por causa do risco de queimadura. Isso pode acontecer, porque o uso do ácido faz com que a pele fique mais fina e frágil.

Veja Também:

ATENÇÃO

As informações e sugestões contidas neste post têm caráter meramente informativo e, podem não ser apropriados para seu tipo de pele. Por isso, é essencial consultar um médico dermatologista antes de iniciar o uso do ácido glicólico.