PUBLICIDADE

3º Domingo da Páscoa


PUBLICIDADE

18/04/2021 07h21

3º Domingo da Páscoa

Canção Nova


 

Primeira Leitura (At 3,13-15.17-19)

 

Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 13“O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas.

17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Pedido de Medalha Milagrosa

 

Responsório (Sl 4)

 

— Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

— Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça!/ Vós, que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,/ atendei-me por piedade e escutai minha oração!

— Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo,/ e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!

— Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?”/ Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

— Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço,/ pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!

Segunda Leitura (1Jo 2,1-5a)

 

Leitura da Primeira Carta de São João:

1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.

3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5aNaquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Lc 24,35-48)

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”

37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.

41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles.

44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

 

 

 

Pedido de Medalha Milagrosa

Quem medita a Liturgia Diária recebe uma mensagem de amor de Deus

Não são poucos os testemunhos que lemos, entre os diversos livros que a Bíblia nos apresenta, que nos revelam o Amor e a Misericórdia de forma tão concreta.

1 – A história dos patriarcas e os grandes favores que os mesmos receberam como recompensa de sua fidelidade (Abraão, Jacó, Moisés);

2 – O amor aos pobres e favor aos mais necessitados (IRs 17, 7-9);

3 – Um Deus que vê o sofrimento do seu povo e desce para socorrê-lo, não poupando seu poder (Ex 3,7-8);

3 – Um Rei que desce de seu trono para morrer em favor dos não merecedores, que somos nós (Filp 2, 1s).

Quantas provas de amor encontramos na Palavra de Deus, que estão ali para nos falar de uma realidade que é disponível e pode ser manifestada em nossa vida cotidianamente, se tornando assim fonte de ânimo e esperança, tão necessários em nosso caminho.

A Liturgia Diária nos torna família de Deus

No Evangelho de Lucas, no capítulo 8 dos versículos 19 ao 21, vemos o relato em que Jesus afirma que aqueles que vivem e praticam a sua palavra são verdadeiramente sua família.

Desejamos a intimidade, ou seja, o diálogo, a vivência com Deus e seus frutos, mas isso só é possível se nos comprometemos em uma escuta constante e, por consequência, uma vivência concreta de sua palavra.

Somente meditando diariamente, somos instruídos sobre como devemos nos comportar, desde as coisas mais simples até as mais complexas no nosso dia e assim nos tornamos íntimos de Sua vontade. Passo a conhecê-lo e o conhecendo adiro a Sua vontade e sua forma de viver, tornando-me como “os dele”, ou seja, aqueles que são como ele é.