PUBLICIDADE

Maracaju segue sendo o maior produtor de soja de Mato Grosso do Sul – Veja os dados da safra 2020/21


PUBLICIDADE

30/04/2021 13h13

Maracaju segue sendo o maior produtor de soja de Mato Grosso do Sul – Veja os dados da safra 2020/21

Agronosso


 Maracaju mais uma vez é destaque na produção de soja em Mato Grosso do Sul. Com uma produção recorde da oleaginosa, a cidade está se consolidando como o “berço da soja”, e por mais um ano consecutivo é a maior produtora do estado.

Segundo o Projeto de Sistemas de Informações Geográficas do Agronegócio de MS – (SIGA-MS), a área de soja na safra 2020/2021 em Maracaju alcançou a marca de 320.255,08 hectares e a produtividade média ponderada foi de 66,07 sc/ha.

Portanto, a produção total de soja em Maracaju alcançou a marca de 1.269.555,19 toneladas na safra 2020/2021.

Com mais este resultado positivo na safra de soja, o reflexo na economia de Maracaju é automático. “Esta é uma terra,de oportunidades, de muito trabalho. Aqui você colhe a soja e já está plantando milho. Uma colheita após a outra e isso traz um movimento que chega até a farmácia, o vendedor de pneus, o comércio em geral e também aos prestadores de serviços…”, diz Joares Sanches – Empresário e Produtor Rural.

“A prosperidade é imensa. O PIB per capita é um dos maiores do país. Os empregos que criam não são a mão-de-obra clássica apenas, mas sim vinculados a serviços ou fornecedores. São novos escritórios de advogados, contadores, comerciantes de máquinas, incorporadores imobiliários, lojas e restaurantes que chegam na cidade e contribuem para o crescimento estruturado de Maracaju”, comentou o apresentador e proprietário do Agronosso, Marcos Rondon. Quase todos os setores da economia brasileira têm sofrido os efeitos devastadores da pandemia, mas o agronegócio vive uma realidade diferente, um ciclo completo onde o produtor faz o seu papel muito bem feito da porteira para dentro com toda a tecnologia embarcada que existe e da porteira para fora, o comércio, as empresas, as indústrias vêm ampliando o seu trabalho local e crescendo mesmo em meio a crise de saúde mundial. Vale ressaltar que a gestão pública também tem um papel importante para este momento. O prefeito Marcos Calderan, que também é empresário e o vice-prefeito Mauro Crhistianini empresário do agro e produtor rural, representam a união de dois setores fundamentais para o sucesso desta vocação de Maracaju. Isso tudo contribui para esse incremento de novas oportunidades.

A Coleta dos Dados

Ao longo da safra de soja 2020/2021, entre os meses de setembro e abril, a equipe de campo do Projeto de Sistemas de Informações Geográficas do Agronegócio de MS – (SIGA-MS) da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – APROSOJAMS coletou amostras em campo e realizou entrevistas junto a produtores, Sindicatos Rurais e empresas de Assistências Técnica.


Para a coleta de dados, foram visitadas propriedades nos principais municípios produtores do estado e levantadas informações como variedades plantadas, data de semeadura, área cultivada, unidades de armazenamento de grãos, incidência de plantas
daninhas, pragas, doenças, precipitação e situação geral das lavouras. Para o acompanhamento do pré-plantio, plantio, desenvolvimento e colheita foram realizadas 2.139 visitas. Vale ressaltar que algumas destas propriedades foram visitadas mais de uma vez no decorrer da safra.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE