PUBLICIDADE

Cargill Nutrição Animal apresenta resultados do Benchmarking de Confinamento 2020


PUBLICIDADE
  • mell280

03/05/2021 10h40

Cargill Nutrição Animal apresenta resultados do Benchmarking de Confinamento 2020

Assessoria


 
Com intuito de apresentar o gerenciamento da pecuária, a Nutron apresenta as análises e práticas de fazendas brasileiras altamente eficazes
 
 
A Cargill Nutrição Animal apresenta para o mercado os novos dados sobre o Benchmarking de pecuaristas que atuam em confinamento no país, com base nas atividades do ano de 2020.  No ano passado, o Brasil bateu recordes em cabeças de gado confinados chegando a 6,2 milhões, o que significa um crescimento de aproximadamente 6% em comparação ao ano de 2019.

"Há um enorme potencial de aumento da rentabilidade do setor através da tecnificação e melhoria de produtividade e manejo. Mas, também existem novas possibilidades como neste ano, que trazemos um estudo sobre fêmeas confinadas, e o quanto o pecuarista precisa começar a olhar esse universo", explica Felipe Bortolotto – Engenheiro Agrônomo e Consultor Técnico Nacional da Cargill Nutrição Animal.

O Benchmarking de Confinamento tem como missão principal apresentar o gerenciamento dos sistemas de pecuária com  animais confinados, olhando os resultados atingidos, e focando em melhorias para o futuro através de um estudo minucioso, que no ano passado, foi feito dentro de um universo de mais de 600 mil animais, o que representa um aumento de 46% em relação a cabeças analisadas em 2019. 
 
Com o estudo foi possível valorizar o trabalho realizado em conjunto, através de práticas de manejo tornando as fazendas cada vez mais eficazes. O levantamento vem ganhando cada vez mais relevância e se consolidando nos mais diversos estados brasileiros, como uma importante ferramenta de auxílio para olhar para dentro e fora da porteira. Felipe Bortolotto acredita que esses dados podem ajudar a compreender se o crescimento ou decrescimento da sua produtividade tem relação com as ações ou se está ligado ao preço da arroba. "é muito importante você olhar pros dados zootécnicos e econômicos da sua fazenda e entender se a rentabilidade veio do ganho econômico do ativo que você está trabalhando ou não, e por isso, é muito valioso um estudo como este. Tivemos a valorização da @ e, sem um olhar minucioso, esse aumento no preço pode mascarar o que você tem ganhado efetivamente"
 
Para ser mais eficiente dentro das propriedades e ter estratégias cada vez melhores, é muito importante, como primeiro passo, entender quais são seus atuais indicadores para realizar o estudo comparativo. Outro ponto chave para o sucesso dessa metodologia, é entender em qual situação haverá espaço para melhorar as performances, além de analisar se é possível aplicar em sua fazenda um processo já utilizado em outro lugar. 
"Você consegue ver sua realidade e comparar com a média de outras fazendas na mesma circunstância que você e isso traz um novo mundo. Mas, também olhar para grandes produtores de gado também é um exercício, afinal algumas práticas podem ajudar a reduzir custos no processo e te rentabilizar mais, por exemplo, nas operações maiores, as dietas se tornam mais baratas que em operações menores, pois eles compram em volume, mas será que você não poderia comprar melhor e estocar, e isso te traria uma dieta mais competitiva?", questiona Felipe. 
 
Uma oportunidade importante do Benchmarking é o potencial de se fazer perguntas e observar o que já foi testado e funcionou. Então, saber se vale a pena confinar nas águas? ou se é válido confinar gado leve? ou até mesmo sobre qual é o peso ideal e a categoria para se confinar? ou se fêmeas confinadas podem ser uma boa estratégia, são respostas que o benchmarking procura ajudar a responder.
 
Em suma, grande parte dos produtores de carne optam por confinar machos, muito em função do desenvolvimento, ganho de peso e crescimento. A utilização das fêmeas não é uma prática comum. Durante o estudo realizado pela Nutron, foram estudadas 81 mil cabeças de fêmeas e quando os resultados são analisados, o que se vê é um cenário muito interessante.  

"Existe uma crença sobre as fêmeas não serem boas para engordar. Mas, quando trazemos as performances neste estudo de 2020, os resultados fazem com que o mercado comece a pensar de forma diferenciada, principalmente no caso de fêmeas jovens. E esse é o grande motivador de um estudo completo como este, você consegue olhar o que estão fazendo e também se planejar para um novo momento, pautado em estratégia e com suporte de toda nossa equipe", finaliza Felipe. 

O olhar qualitativo e produtivo deve ser rotina diária para quem quer ganhar o jogo. Comparações de número de trato, utilização de automação, manejo de dieta e adaptação, manejo de cocho com maior ou menor utilização de tecnologia é o que fará com que seus animais confinados sejam mais produtivos e te permitam, por fim, evoluir e rentabilizar ainda mais, de forma a entregar sempre um produto de qualidade e referência.

Sobre a Nutron
A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal, por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte, além de suplementos para criação de gado a pasto. Há mais de 20 anos, a marca sempre atuou próxima ao produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança, contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br.

Sobre a Cargill
Os 160 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 154 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE