PUBLICIDADE

Conheça seu 'eu' financeiro


PUBLICIDADE
  • mell280

13/05/2021 13h43

Conheça seu 'eu' financeiro



 Por Reinaldo Domingos (*) | 

 

 

Hoje quero falar sobre a vida financeira das pessoas, muitas pessoas querem mudar em relação ao dinheiro, poupar mais, investir, mas não conseguem. Assim é preciso passar por um processo de conscientização sobre o tema, ou o que eu chamo de descoberta do seu "eu" financeiro.
 
É fundamental uma nova etapa na vida de quem quer mudar a relação com o dinheiro e isso deve ocorrer em vários níveis. O primeiro passo é anotar tudo e chegar aos números: quais são e quanto se gasta e qual o impacto que cada atitude de compra tem no orçamento mensal; em outras palavras, saber quais são os gastos que desequilibram sua balança.
 
 
No entanto, somente os números não bastam. Também é preciso averiguar os padrões de comportamento que estão por trás dos números: com o que se gasta e em quais momentos, ou em que dias da semana ou do mês se gasta mais ou menos.
 
PUBLICIDADE
 
 
Vivemos em uma sociedade totalmente consumista, em que a maioria dos hábitos de consumo se baseia em padrões sociais. A todo momento, somos bombardeados - crianças, jovens, adultos e até mesmo "jovens há mais tempo" - com mensagens de "Compre! Compre! Compre!". Comprar faz parte.
 
Boa parte das mercadorias à nossa disposição são fundamentais para nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. Sugiro, porém, que se faça uma análise do seu comportamento de consumo e mude, desde já, os hábitos que não fazem bem para a saúde de suas finanças.
 
Ao registrar os gastos diariamente, é provável que se perceba uma série de compras absolutamente dispensáveis, que, no entanto, estão lá, inchando seu orçamento e consumindo seus rendimentos. Esse é um mal que a pessoa poderá atacar desde o primeiro momento em que decidir lidar melhor com seu dinheiro.
 
Em resumo: não compre coisas que seu dinheiro não pode comprar. Tal atitude apenas traz mais sensação de culpa, raiva, insegurança e, o que é pior, desequilíbrio financeiro. Por isso, toda vez que for comprar algo, procure observar o sentimento e a motivação por trás desse ato.
 
Responda com sinceridade se é preciso aquele bem, naquele momento, ou se essa compra poderia perfeitamente ser adiada. Acredite: ao adiar a compra por um ou dois dias, muitas vezes se percebe que não precisa, de fato, daquele item. Muitas vezes, grande parte das compras se dá por impulso.
 
 
Caso sinta-se emocionalmente vulnerável, para evitar as compras por impulso, minha sugestão é:
 
• Resista ao impulso: deixe para o dia seguinte, pois, se esse item for realmente necessário, você retornará depois para comprá-lo.
 
• Não compre nada que você não tenha certeza de que precisa e que realmente irá agregar algo à sua vida.
 
• Se for possível, experimente o bem desejado para ter certeza de que ele lhe agrada.
 
• Não leve dinheiro ou cartão de crédito ao sair de casa se não tem intenção de efetuar uma compra.
 
• Se não possuir dinheiro suficiente para comprar o que deseja, evite comprar a prazo.
 
• Verifique se esse gasto cabe em seu orçamento. Isso vale desde uma bijuteria até um automóvel. Não importa o preço.
 
Fazer uma reflexão sobre como essa moeda de troca chamada dinheiro interfere diretamente em nossos sentimentos é fazer uma terapia financeira que demanda, necessariamente, conhecimento e domínio sobre o próprio "eu" financeiro. Com isso, a pessoa será capaz de despertar a capacidade adormecida que tem para gerir com sucesso seus recursos e viver com prosperidade.
 
(*) Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros e da DSOP Educação Financeira.
 
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE