PUBLICIDADE

Refinanciamento de veículo: quando vale a pena


PUBLICIDADE
  • mell280

14/05/2021 11h17

Refinanciamento de veículo: quando vale a pena

Maria Eduarda


 

O refinanciamento de veículo é uma excelente chance trocar dívidas mais altas por outra menor. Confira como funciona e quando vale a pena solicitar.

 

 

Refinanciamento de veículo: quando vale a pena 

  

Em algum momento na vida, a maioria das pessoas já passou por um aperto financeiro. Algumas vezes é possível sair desse aperto sem a ajuda de um banco, mas às vezes não. Nesse caso, a única alternativa é solicitar um empréstimo. 

 

As instituições financeiras costumam cobrar taxas de juros mais altas para empréstimo pessoal, por isso o ideal é encontrar soluções alternativas de crédito. 

 

Muitos clientes não sabem, mas é possível refinanciar um veículo de sua propriedade. Essa modalidade possui muitas vantagens. 

 

O refinanciamento de veículo é uma modalidade de crédito onde o veículo do proprietário é oferecido em garantia caso não haja o pagamento e quitação do empréstimo.  

 

A seguir, será possível esclarecer todas as dúvidas a respeito dessa modalidade. 

 

Como funciona o refinanciamento de veículos? 

 

O Refinanciamento ocorre quando o veículo é fornecido como garantia para obter um crédito. Também é chamado como empréstimo com garantia de veículo. 

 

Não são somente os carros de passeio e motos que podem ser refinanciados, os caminhões e ônibus também podem. Algumas financeiras oferecem essa modalidade até para tratores. 

 

Os veículos serão entregues ao banco em alienação fiduciária, ou seja, a financeira ou banco ficará com a propriedade do veículo e o cliente apenas com a posse. 

 

O cliente terá o dever de comunicar ao órgão de trânsito sobre a ocorrência da alienação e a inclusão do gravame no documento do veículo. 

 

Não é obrigatório que o veículo possua seguro, porém, caso haja, deve ser em nome da financeira ou banco. 

 

Geralmente, as empresas exigem que o veículo esteja completamente quitado. Mas há algumas que aceitam o veículo ainda em financiamento. Nesse caso, o valor base para o empréstimo é o equivalente ao que já foi pago. Para os carros já quitados, o valor base será a tabela FIPE.  

 

O valor habitual oferecido nesse empréstimo é de até 80% do valor do veículo, na maioria dos casos. Já em relação ao valor das parcelas deve estar limitado a 30% da renda do cliente contratante. O prazo máximo para pagamento do empréstimo varia de acordo com o porte e tipo do veículo: 

 

Veículos leves – até 05 anos; 

Ônibus – até 10 anos; 

Caminhões – até 20 anos. 

 

As parcelas serão fixas, sendo assim o cliente sabe exatamente quanto deve pagar até o final do contrato. 

 

Quais são os documentos necessários? 

 

Para solicitar o refinanciamento do veículo, o cliente deverá apresentar uma série de documentos, entre eles: 

 

  • Documento de identificação do solicitante: RG, CNH ou Carteira de Classe Profissional;  

  • CPF; 

  • Comprovante de Renda atual; 

  • Comprovante de Residência recente; 

  • Nota Fiscal ou de Faturamento do veículo; 

  • Certificado de Registro de Veículos – CRV; 

  • CRLV atual; 

  • IPVA pago; 

  • Nada consta do veículo. 

 

A documentação e as devidas taxas e débitos dos veículos devem estar todas quitadas.  Outro requisito importante para conseguir o refinanciamento de veículo é o ano de fabricação do veículo. 

 

Veículos leves – de 01 até 05 anos; 

Ônibus – de 01 até 10 anos; 

Caminhões – de 01 até 20 anos. 

 

As etapas do processo de solicitação do refinanciamento de veículos são: 

 

  • Solicitação: Preenchimento do formulário através do site, fornecendo dados pessoais e do veículo. O formulário pode variar de acordo com a empresa;

 

  • Análise de Crédito: Será feita a análise das condições e perfil financeiro do cliente. Essa etapa visa verificar se o cliente tem condições de arcar com as parcelas; 

 

  • Vistoria e análise do veículo: Os dados do veículo são analisados e o bem passa por uma vistoria. O objetivo da vistoria é assegurar que o veículo se encontra em ótimas condições físicas; 

 

  • Fechamento do contrato: se tudo estiver devidamente aprovado, o contrato é liberado e deverá ser assinado entre as partes;

 

  • Liberação do crédito: após assinatura e aprovação do contrato, o dinheiro será liberado. 

 

Lembrando que o cliente deverá informar ao Órgão de trânsito sobre a alienação do veículo. 

  

Como funcionam as taxas? 

 

A taxa do refinanciamento de veículo é mais baixa que a de outras modalidades de empréstimos, isso porque o credor tem certeza que receberá o valor que foi emprestado, seja por pagamento das parcelas ou seja pela propriedade do bem dado como garantia. As taxas de juros mais baixas garantem um Custo Efetivo Total bem menor. 

 

Cada banco ou financeira possui suas taxas e condições próprias, por isso o cliente deve sempre realizar comparações. Atualmente no mercado as taxas de juros dessa modalidade variam entre 1 e 2% ao mês. 

  

Quando vale a pena? 

 

O refinanciamento de veículo é a oportunidade de trocar uma dívida mais cara por uma mais barata.  

O refinanciamento deve veículo valerá a pena quando: 

 

  • As taxas de juros e o Custo total for o mais baixo; 

  • O prazo de pagamento e as parcelas, valham a pena, caibam dentro do orçamento; 

  • Se está é a única modalidade que oferece o valor desejado. 

 

Se todos esses pontos fizerem esse sentido, então essa modalidade vale a pena.  

Refinanciamento ou empréstimo? 

 

Se o cliente tiver a certeza que poderá arcar com todas as parcelas e que não perderá seu bem, sem dúvidas o refinanciamento oferece melhores condições, como prazo de pagamento maior e juros menores. 

 

Porém a desvantagem dessa modalidade é que o carro fica alienado e se houver inadimplência, o cliente poderá perder o bem. 

 

Onde contratar online? 

 

No site do Juros Baixos, o cliente encontra dezenas de parceiros que oferecem refinanciamento de veículos. Basta o cliente se cadastrar e comparar as ofertas que serão apresentadas de acordo com o perfil cadastrado. 

 

Além dessa modalidade, o cliente poderá encontrar outras modalidades de crédito com garantia, que são:  

 

 

Portanto, para aqueles clientes que se encontram com altas dívidas no cartão de crédito ou cheque especial, vale a pena fazer uma simulação no site da Juros Baixos e analisar qual a melhor proposta de refinanciamento de veículo. 

 






PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE