PUBLICIDADE

Ainda não há previsão de quando começa a distribuição para os estados; MS deve ter 38,4 mil doses


PUBLICIDADE
  • mell280

22/06/2021 14h53

Ainda não há previsão de quando começa a distribuição para os estados; MS deve ter 38,4 mil doses

Por Anahi Zurutuza


 A remessa virá pela metade, conforme informou o ministro Marcelo Queiroga, durante audiência no Senado. “Em relação à vacina da Janssen, senador, essas vacinas estavam previstas, no nosso calendário, para o último trimestre do ano. Eram 38 milhões de doses. Inicialmente, negociamos com a Janssen, e eles iriam nos antecipar, na semana passada, 3 milhões de doses. Lamentavelmente, não foi possível a chegada dessas 3 milhões de doses”.

 
 
 
O desembarque do primeiro lote da vacina foi em Guarulhos (SP). Depois que chegam ao Brasil, geralmente, vacinas recebem “confere” da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são etiquetadas em português e só depois, enviadas aos estados, processo que leva alguns dias, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde).
 
O Campo Grande News também questionou o Ministério da Saúde, que ainda não respondeu às perguntas da reportagem.
 
A ansiedade pela chegada das doses da Janssen é porque a fórmula promete imunidade contra o novo coronavírus em uma única aplicação, o que pode acelerar a vacinação da população adulta.
 
O imunizante, conforme estudos, tem eficácia de 85% na prevenção de casos graves da covid-19, além de oferecer proteção completa contra hospitalização e morte pela doença.