PUBLICIDADE

Linfoma não Hodgkin: entenda o tipo de câncer que vitimou jornalista Artur Xexéo


PUBLICIDADE
  • mell280

28/06/2021 13h17

Linfoma não Hodgkin: entenda o tipo de câncer que vitimou jornalista Artur Xexéo

No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é e como se manifesta o linfoma não Hodgkin

Nicole Lacerda, da CNN, em São Paulo


 Na edição desta segunda-feira (28) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é o linfoma não Hodgkin, câncer que vitimou o jornalista e escritor Artur Xexéo, aos 69 anos. Diagnosticado com a doença há duas semanas, ele passou mal e teve uma parada cardiorrespiratória no dia seguinte à primeira sessão de quimioterapia.

Dois dias depois, Xexéo não resistiu e morreu, em uma clínica particular, na zona sul do rio de janeiro. As informações foram confirmadas pelo jornal O Globo, onde ele era colunista.  

"O linfoma é um câncer que atinge o sistema linfático, onde os linfócitos são as células acometidas. Quando temos o acometimento de um linfonodo apenas, chamamos isso de linfoma do tipo Hodgkin, que acomete muito mais os jovens e a chance de cura é maior", explicou Gomes.

"Quando o acometimento é múltiplo, em diversos linfonódos, temos o linfoma não Hodgkin, que é uma característica mais agressiva, aparece em pessoas de mais idade e é mais difícil pensar em evoluir para a cura", completou.

Sintomas

O linfoma não Hodgkin pode apresentar alguns sintomas brandos e, segundo Fernando Gomes, o surgimento de um caroço no corpo é um dos principais deles. "Nota-se que o linfonodo aumenta, ou seja, surge um caroço no corpo. Também febre, baixa energia e mal-estar são sintomas que, quando pesquisados, são capazes de identificar a presença do tumor".

quadro Correspondente Médico
No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes falou sobre o linfoma não Hodgkin
Foto: CNN Brasil (28.jun.2021)






PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE