PUBLICIDADE

Dois aviões vão ajudar no combate ao incêndio no Banhado do Rio da Prata


PUBLICIDADE
  • mell280

09/07/2021 15h38

Dois aviões vão ajudar no combate ao incêndio no Banhado do Rio da Prata

No local, 56 militares do Corpo de Bombeiros trabalham para combater as chamas que começaram na quarta-feira

Por Ana Paula Chuva


 Para auxiliar no combate ao incêndio de grandes proporções no Banhado do Rio da Prata, próximo à Serra da Bodoquena, entre os municípios de Jardim e Bonito, duas aeronaves modelo Air Tractor estão sendo enviadas nesta sexta-feira (9). O fogo devastou 1500 hectares de vegetação desde quarta-feira (8). Além dos militares, brigadistas da ICMBio e do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, trabalham para conter as chamas.

 
Fumaça no local que fica próximo à Serra da Bodoquena. (Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros)
Nas primeiras horas de ontem, bombeiros de Campo Grande, Sidrolândia, Amambai e Ponta Porã se deslocaram para a região. Ao todo estão no local 56 militares, 12 viaturas e duas embarcações, além de materiais de combate a incêndios como bombas costais.
 
“Temos algumas frentes de focos de calor aqui. Implantamos o Sistema de Comando de Incidentes, o SCI aqui em Jardim. Estamos com um posto avançado na Fazenda Figueira. Nesse segundo dia já tivemos muito sucesso, conseguimos acompanhar as linhas de fogo, reduzir em alguns pontos, mas o fogo é muito agressivo. A vegetação está muito seca, a geada foi muito pesada aqui no Estado. Estamos trabalhando para reduzi ao máximo os focos de calor.”, disse em vídeo o Coronel  Artemison Monteiro de Barros, subcomandante do Corpo de Bombeiros.
 
Por conta da agressividade das chamas e da rapidez com que o fogo tem se alastrado na região, foi solicitado ontem também o envio de duas aeronaves pelo Governo do Estado.
 
“Nós temos um contrato de apoio com aeronaves, então fizemos a solicitação e duas aeronaves do modelo AirTractor estão sendo enviadas e devem chegar aqui nesta sexta-feira para efetuarmos todos os combates. É uma operação bem demorada com focos de calor bem agressivos. Mas estamos trabalhando para minimizar o máximo possível e termos bastante sucesso”, finalizou o subcomandante.
 
Morro do Mateus - Ontem as equipes conseguiram controlar os focos de calor em um dos pontos na região, o Morro do Mateus, área rural da Capital do ecoturismo, força-tarefa montada por policiais militares ambientais, Defesa Civil e voluntários, conseguiu controlar a devastação após horas de combate.
 
O fogo no antigo mirante do Morro do Mateus começou no noite de ontem e as chamas foram controladas por volta das 3 horas da manhã. Mesmo com o fim do incêndio, a área queimada é monitorada para evitar o retorno do fogo.
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE