PUBLICIDADE

Filhos e filhas,


PUBLICIDADE
  • mell280

21/07/2021 15h22

Filhos e filhas,

Padre Reginaldo


 

O Papa Francisco instituiu o próximo domingo, dia 25 de julho, como o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Verdade que no Brasil a data já era comemorada no dia 26, em memória a São Joaquim e Sant’Ana, os pais de Nossa Senhora e, por conseguinte, avós de Jesus. Por isso dedico essa mensagem a esse tema e já começo com este ensinamento, da Carta de São Paulo a Tito:

Aconselhe igualmente os jovens, para que em tudo tenham bom senso” (Tt 2, 6).

Como é edificante uma família que valoriza os avós, nesse caso, todos ganham! As crianças são beneficiadas porque convivem com gerações diferentes, aprendem a valorizar os idosos e mantêm o sentimento de pertença familiar. Alguns estudos indicam até que a convivência com os avós, fornece valores sólidos e apoio emocional aos netos.

Os pais também são beneficiados porque pode contar com uma ajuda na formação dos filhos. Quando os avós não têm a função de educar os netos, e justamente por isso, fica mais fácil ser conselheiro, companheiro e contribuir para o desenvolvimento deles. Não estou dizendo que os pais não podem realizar tal tarefa, porém a responsabilidade diária exige uma forma de tratamento diferente de quem ajuda temporariamente.

E convenhamos, hoje em dia, é graças aos avós que as crianças são iniciadas na fé, pois os pais estão demasiadamente preocupados e ocupados no trabalho para garantir o melhor para os filhos. Não quero generalizar, mas os pais não têm “tempo” para a educação espiritual dos filhos. E aqui não posso deixar que lembrar que essa é uma responsabilidade dos pais.

A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e fraternidade, colaboradora da obra da Criação. Seu papel é fundamental na formação dos filhos, já que aos pais é dada a responsabilidade de formar pessoas conscientes e cristãs. Eles são representantes legítimos de Deus perante os filhos que devem ser conduzidos nos valores do Evangelho.

A Igreja sempre reconheceu e exaltou a importância da família para a construção de uma sociedade equilibrada, justa e fraterna.

São João Paulo II, a descrevia como a célula mãe da sociedade e a conclamava a ser um santuário de amor, uma pequena igreja doméstica. O Papa Francisco nos ensina que “A família é um elemento essencial para todo e qualquer progresso humano e social sustentável”.

E repito, feliz é a família que valoriza os avós, sejam idosos ou não, pois já nos ensina o livro dos Provérbios: “Os netos são a coroa dos anciãos, e os pais são a honra dos filhos” (Pr 17,6).

Jesus fala de edificar a casa na rocha firme (cf. Mt 7,24-27), e a casa edificada na rocha é uma família que pratica a Palavra, é temente a Deus. O alicerce de nossa casa é a rocha e a única rocha é Jesus Cristo.

Muitas vezes permitimos que os fundamentos de nossa família comecem a ruir quando guardamos mágoas, dissabores, segredos; quando deixamos de rezar, quando não percebemos que os corações estão se distanciando. Mas é possível novamente fundamentar na rocha quando se volta a Deus. Voltar a Deus é reedificar os alicerces da família.

Senhor, por intercessão de São Joaquim e Sant’Ana, rogais pelos idosos e amparai as famílias.

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti

 
 
 
 
 
 
 

Padre Reginaldo Manzotti preside Santa Missa em honra a Nossa Senhora do Carmo

Na última sexta-feira, 16 de julho, Padre Reginaldo Manzotti presidiu a Santa Missa em honra a Nossa Senhora do Carmo no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR). 

Madrinha da Obra Evangelizar, Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo é o título dado à Maria, mãe de Jesus, em honra de sua função como padroeira da Ordem Carmelita.

O sacerdote também abençoou os mimos da Campanha Jesus das Santas Chagas 2021. Em breve, os fiéis que contribuírem em todas as etapas da Campanha vão receber uma gravura de Jesus das Santas Chagas.

Fotos: Felipe Gusso

 
 
 

Agenda: 

  • 22 de julho - Adoração ao Santíssimo Sacramento - YouTube Padre Reginaldo Manzotti;
  • 25 de julho - I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos - Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas - Curitiba (PR);
  • 20 de agosto - Live Família - Onde nasce nossa história - YouTube Padre Reginaldo Manzotti.

Para a agenda completa, acesse o site padrereginaldomanzotti.org.br

Acompanhe o Pe. Reginaldo Manzotti nas redes sociais.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE