PUBLICIDADE

Primeiro feriadão com regras flexíveis dá “boom” em turismo


PUBLICIDADE

06/09/2021 14h41

Primeiro feriadão com regras flexíveis dá “boom” em turismo

Maioria é do Estado, mas vacinação em dia é vitrine que atrai também turistas de fora para passeios e pescaria

Por Caroline Maldonado


 Finalmente, um feriadão como não se tinha há muito tempo. As agências de turismo e hotéis comemoram o “boom” no movimento de turistas, na região de Bonito, a 257 quilômetros da Capital. Em Aquidauana e Miranda, o feriado também atrai o pessoal que adora pescar.

 
 
Passeios com ingressos esgotados e projeção de continuar o mês com movimento alto, traz alívio não só aos agentes de turismo, mas para toda cidade de Bonito, já que o forte da economia é o turismo.
 
Somente hoje (6), a Acqua Viagens tem 500 clientes fazendo passeios na região. A maioria é do Estado, mas os turistas de fora também vieram em peso, segundo o gerente Rafael Paiva. Ele explica que a cidade tem, pelo menos, 48 empresas de viagens de turismo, então, se considerado o movimento bom em todas elas, a cidade está recebendo muita gente.
 
Turista na Gruta do Lago Azul, em Bonito. (Foto: Divulgação/Agência Bonito Way)
Turista na Gruta do Lago Azul, em Bonito. (Foto: Divulgação/Agência Bonito Way)
“O que surpreende é o fato de estarmos em um período tão difícil para economia local, que é baseada no turismo e agropecuária e esse aquecimento de uma das principais fontes de renda é ótimo”, comenta Rafael.
 
Entre as famílias daqui mesmo, a maioria é de Campo Grande, Dourados e Maracaju, conforme o gerente. No entanto, os de fora do Estado já prometem um mês bom para o setor.
 
“Uma coisa que colaborou para esse “boom” no movimento, é a vacinação, o fato do Estado estar com boa parte das pessoas vacinadas. Isso serve como vitrine para fora também. As pessoas estão se sentindo mais à vontade e confiantes para adquirirem pacotes”, explica o gerente.
 
Entre os clientes, um grupo de cicloturistas do Rio Grande do Sul, veio em 40 pessoas de ônibus. “Eles trouxeram suas bikes em um caminhão, ficaram no hotel e vão até os passeios de bicicleta. No primeiro dia, eles fizeram 8 quilômetros, ontem, o trajeto mais longo, que deu 40 km e hoje estão fazendo 14 km”, contou.
 
 
Grupo de turistas do Rio Grande do Sul, que está em Bonito para visitar pontos turísticos de bicicleta, após programar passeios com a Acqua Viagens. (Foto: Divulgação/Acqua Viagens)
Grupo de turistas do Rio Grande do Sul, que está em Bonito para visitar pontos turísticos de bicicleta, após programar passeios com a Acqua Viagens. (Foto: Divulgação/Acqua Viagens)
Isabelly Muller, funcionária da agência Bonito Way, conta que os passeios estão com a capacidade máxima permitida pelas regras de biossegurança.
 
“É muito bom, porque ficamos um tempão parados. Os passeios estão 70% da capacidade, que é o permitido. Somente o Rio da Prata está com 100%, porque é em Jardim e lá a bandeira é diferente”, relata a gerente.
 
Na avaliação das agências, o mês de setembro promete ainda mais movimento mesmo em dias normais. “Depois da terça-feira, já começamos a receber outras famílias que estão com passeios programados e acredito que o mês vai ser muito bom”, prevê Rafael.
 
Pescaria - Mais próximo da Capital, as cidades também atraem quem procura curtir a natureza. Vídeo, enviado por leitor do Campo Grande News, mostra o movimento de pessoas pescando, na região do Touro Morto. No local, se encontram os rios Miranda e Aquidauana, cidade que fica  a 135 quilômetros de Campo Grande.
 
Esse mês e o de outubro são mesmo para aproveitar a pescaria, porque em novembro, deve começar a Piracema, período em que a pesca fica restrita. Várias espécies de peixes enfrentam grandes jornadas subindo os rios para encontrar local adequado para a desova e alimentação.
 
A PMA (Polícia Militar Ambiental) fiscaliza todos os rios para coibir infrações e punir infratores, durante o período, que termina no fim de fevereiro. O objetivo é evitar que a pesca prejudique a reprodução dos peixes.
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE