PUBLICIDADE

Primavera chegará a MS no dia 22 com pouca chuva e calorão acima dos 41ºC


PUBLICIDADE

13/09/2021 09h48

Primavera chegará a MS no dia 22 com pouca chuva e calorão acima dos 41ºC

As chuvas vão ocorrer, mas de forma irregular e mal distribuídas na maioria das cidades do Estado

Por Viviane Oliveira


Ipe em Maracaju

 A Primavera chega a Mato Grosso do Sul às 15h21 de quinta-feira, 22 de setembro. A nova estação que vai suceder o Inverno, continua com poucas chuvas na maioria das cidades do Estado e de temperaturas altas acima dos 41ºC, principalmente na região Pantaneira. A estação das flores se despede às 11h59 do dia 21 de dezembro para dar lugar ao Verão.

 
 
Conforme o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho, as chuvas serão irregulares, mal distribuídas e, mesmo que poucas, poderão causar transtornos. As pancadas de chuva serão rápidas com trovoadas, raios e rajadas de ventos intensos que devem ocorrer no período da tarde e início da noite, favorecendo os alagamentos. É normal a presença, algumas vezes, de granizo associado a essas trovoadas. A Primavera é o período de transição entre o irregular, quente e seco.
 
Temperatura - De forma leve, a próxima frente fria deve atingir o sul do Estado entre os dias 27 e 28 com muitas nuvens, pancadas de chuvas isoladas e ventos acima dos 50 km/h. Não haverá frio que necessite de agasalhos pelo menos até o começo do Outono, no ano que vem. As temperaturas máximas ficarão acima da média esperada em todo MS. Os termômetros vão  aumentar mais ainda, como no Norte do Estado (nas regiões de Coxim e Sonora) que as máximas já estão com valores elevados acima dos 37ºC e poderão atingir temperaturas acima dos 41ºC.
 
 
Chegada da primavera alegra quem cultiva e admira flores (Foto: Marcos Maluf)
Distribuição de chuvas - As chuvas serão mais frequentes no sul do Estado (na região da grande Dourados). Os volumes começam baixos, mas vão aumentando aos poucos. Neste mês, a região Oeste não deve atingir as médias ficando até 30% abaixo do esperado. O período chuvoso deve iniciar-se com mais regularidade em outubro com chuvas, trovoadas e frentes frias vindas do sul do Estado. A previsão é de que neste mês as chuvas fiquem próximas das médias de 78 mm (milímetros). Apesar das frentes frias que chegarão ao estado, o mês pode fechar faltando chuva.
 
 
 
 
 
 
 
Queimadas - A região Oeste entre Corumbá, Miranda, Ladário e Porto Murtinho, além da região Nordeste e Leste entre Cassilândia, Paranaíba, Três Lagoas e Água Clara, podem continuar sem chuvas, situação que reforça o alerta para queimadas. Os modelos, conforme o meteorologista, indicam que a escassez de chuva deve continuar em todas as regiões, inclusive com possíveis estiagens. No extremo sul e parte do sudoeste entre Naviraí, Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo e Ponta Porã, poderão ter falta de chuva com prejuízos para a safra de verão.
 
Chegada da primavera alegra quem cultiva e admira flores (Foto: Marcos Maluf) 
 
 
 
Alerta - Os modelos apresentam grande probabilidade para veranicos (falta de chuvas) entre outubro e meados de dezembro em Campo Grande e em várias cidades do interior do Estado. No começo de novembro e meados de dezembro, aumento no número de raios e descargas elétricas devido à grande quantidade de partículas de queimadas ocorridas no inverno, que podem potencializar as nuvens de trovoadas.
 
 
Morador admirando a florada da primavera (Foto: Marcos Maluf) 
 
Morador admirando a florada da primavera (Foto: Marcos Maluf)
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE