PUBLICIDADE

Índios fecham principal acesso à fronteira com Paraguai


PUBLICIDADE

15/09/2021 15h45

Índios fecham principal acesso à fronteira com Paraguai

BR-463 está totalmente interditada na altura do km 53, entre Ponta Porã e Dourados

Por Helio de Freitas, de Dourados


 A BR-463, principal acesso a Pedro Juan Caballero, maior centro de compras da fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, foi bloqueada por volta de 10h desta quarta-feira (15). A interdição, com galhos e troncos, faz parte dos protestos de povos indígenas sul-mato-grossenses contra o marco temporal, em votação no STF (Supremo Tribunal Federal).

 
 
Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o bloqueio ocorre na altura do km 53, entre Ponta Porã e Dourados. O fluxo de veículos nos dois sentidos está completamente interditado.
 
 
Apenas ambulâncias, viaturas policiais e carro de transporte de dinheiro podem passar. Conforme o inspetor Waldir Brasil Junior, chefe da PRF em Dourados, os manifestantes afirmaram que o bloqueio será total até 17h de hoje, ou seja, não haverá liberação parcial.
 
Na região de Dourados, além da BR-463 estão bloqueadas pelos índios as rodovias estaduais MS-156, no trecho que corta a Aldeia Jaguapiru, saída para Itaporã, e a MS-379, entre o distrito de Panambi (Dourados) e o município de Douradina.
 
O STF retoma na tarde de hoje a votação da tese de marco temporal, pela qual os índios só poderiam reivindicar a demarcação de terras que estivessem ocupando até a data de promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988).
 
A votação começou no final de agosto e há quatro semanas vem sendo adiada devido a suspensões das sessões e pedidos de vistas. A sessão de hoje deve começar com a retomada do voto do ministro Nunes Marques, mas existe expectativa de novo adiamento. Defendido por ruralistas e pelo presidente Jair Bolsonaro, o marco temporal está no STF desde 2016.
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE