PUBLICIDADE

Governo do Estado e Prefeitura de Maracaju fazem parceria para reformar a primeira escola do município


PUBLICIDADE
  • mell280

16/09/2021 17h18 - Atualizado em 16/09/2021 19h52

Governo do Estado e Prefeitura de Maracaju fazem parceria para reformar a primeira escola do município

Hosana de Lourdes com informações Adersino Junior


O secretario adjunto de educação Edio Antônio Resende de Castro, prefeito Marcos Calderan, secretaria de educação Carolina Souza e presidente da câmara Robert Ziemann durante assinatura da Ordem de Serviço
A Escola Municipal João Pedro Fernandes é a primeira fundada em Maracaju, hoje tem 94 anos de existência e ganhará uma nova estrutura. Personalidades do município frequentaram a instituição de ensino como ex prefeito, deputado estadual, federal e atual governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Robert Ziemann, e profissionais da sociedade maracajuense que desempenham suas formações profissionais em diversas localidades brasileiras como: Pâmela Marangoni (guia turística da Chapada Diamantina),  Yasmin Maluf (esteticista), Thiago Sales (Academia Militar Agulhas Negras), Ágata Barbosa (Engenheira Ambiental), Rachel Reis (farmacêutica), Fernanda Amarila (advogada), Aline Amarila (biomédica), entre tantos outros.
 
 
A estrutura fisica da instituição está há mais de 10 anos sem reforma, numa parceria do Governo do Estado e prefeitura de Maracaju se juntaram para reconstruir o prédio escolar. 
 
 
Na tarde desta quinta-feira, 16, o Prefeito Marcos Calderan,  o Secretário Adjunto de Educação do Governo do Estado Edio Antônio Resende de Castro,  assinaram a Ordem de Serviço para início da obra. Os investimentos são de R$ 1.600.000,00 (Um milhão e seiscentos mil reais) por parte do Governo do Estado e mais R$ 1.079.485,07 (Um milhão setenta e nove mil, quatrocentos e oitenta e cinco reais e sete centavos) por parte do município, através de recursos próprios, fazendo parte do pacote de investimentos Educação Maior Futuro Melhor. A Obra tem início de imediato e prazo de 12 meses para conclusão.
 
 
Estiveram presentes no ato de assinatura: Vereadores presidente da câmara Robert Ziemann,  Rener Barbosa, Luciano França, Gustavo Duo, Oseias Enfermeiro, vereador Professor Juari (PSDB) de Campo Grande, Chefe de Gabinete Cleusemar Wosniak, Secretário de Governo Frederico Felini, Secretária de Educação Carolina Souza, Secretário de Fazenda Anizio Pereira Filho, Secretário de Administração André Hadlich, Secretário de Obras Joaquim Herrera, Secretário de Esportes Erlei Pires, Diretor Presidente da Fundação de Cultura Rafael Fernandes Jara, Secretário de Desenvolvimento Agadir Mossmann, Diretor da Escola João Pedro Fernandes Professor Cecílio, além de alunos, professores,  pais e convidados.
.Secretario adjunto de educação Edio Antônio na Assinatura da Ordem de Serviço - Foto Hosana de Lourdes
 
 
 
Como Surgiu:

 

 Maracaju surgiu de uma exigência para construção de uma unidade escolar. No início da década de 20, Vindo de Uberaba-MG, o mascate João Pedro Fernandes, instalou-se em Mato Grosso, na região de Santa Rosa, no sudoeste do Estado, trouxera na bagagem uma pequena farmácia, além de vender remédios, ele foi forçado pelas circunstâncias a tornar-se médico, atendendo em toda região, no período, os médicos mais próximos estavam nos municípios de Nioaque e Campo Grande.
Em meados de 1923, passou a cogitar-se na região a mudança de João Pedro Fernandes para o povoado de Entre Rios (hoje Rio Brilhante). Os fazendeiros reuniram-se na Santa Rosa e decidiram fundar um patrimônio, onde construiriam uma casa e uma farmácia para João Fernandes. Ele concordou parcialmente, ao invés da construção de casa e farmácia, o então médico, exigiu a construção de uma Escola para as crianças da região.
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE