PUBLICIDADE

Revolução Farroupilha 20 de setembro (Dia do Gaúcho)


PUBLICIDADE

20/09/2021 06h32 - Atualizado em 20/09/2021 07h57

Revolução Farroupilha 20 de setembro (Dia do Gaúcho)

Da redação


Governador Reinaldo Azambuja com Serlei e Agadir Mosmann patrões do MTG
20 de Setembro: Parabéns aos gaúchos e gaúchas de todas as querências! Em especial aos do  CTG Nova Querência de Maracaju!
O 20 de Setembro é um data muito especial para o povo gaúcho! No Rio Grande do Sul conserva-se as tradições herdadas na raça e na coragem dos nossos antepassados. Para homenagear todos os gaúchos e gaúchas neste 20 de Setembro, desejamos muita saúde, alegrias, que Deus conserve esse gente batalhadora e festeira que tem orgulho do seu Estado, tem orgulho de ter nascido lá, tem orgulho das suas tradições e seja em qualquer lugar que tenha um gaúcho você poderá ver: uma cuia de chimarrão, ou a camisa do Grêmio, ou a do Inter, ou se tiver um churrasco ele estará perto da churrasqueira! Em nome do casal Serlei e Agadir Mossmann patrõees do MTG (Movimento de Tradição Gaúchas) a redação de seja a todos "Feliz dia do Gaucho", obrigado por compartilhar com o desenvolvimento do Estado com cultura e com trabalho. 
 
 
 O dia 20 de setembro, conhecido como o Dia do gaúcho, é feriado no estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835.
Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história, que durante 10 anos - conhecido como o Decênio Heroico (1835-1845) - teve como cenário o Rio Grande do Sul, sendo por isso a data mais importante do calendário desse estado.
 
Assim, O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha.
 
A data ganhou maior destaque e comemoração a partir do momento em que foi decretado feriado no Rio Grande do Sul, de acordo com o Decreto estadual nº 36.180, de 18 de setembro de 1995.
 
O que foi a Revolução Farroupilha?
A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, na qual os revoltosos queriam se separar do Império do Brasil. Recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. Após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas, a revolução chegou ao fim em 1º de maio de 1845.
 
Semana Farroupilha
O Dia do Gaúcho está incluído na Semana Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 13 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e é a maior festa popular do estado.
 
Tradicionalmente, durante o evento, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais. Também, é o momento de exaltar a história e através de palestras e espetáculos relembrar o que aconteceu no Decênio Heroico (1835-1845).
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE