PUBLICIDADE

Merkel deixa o comando da Alemanha como a chanceler que venceu sucessivas crises


PUBLICIDADE
  • mell280

26/09/2021 07h01

Merkel deixa o comando da Alemanha como a chanceler que venceu sucessivas crises

Dona de uma habilidade política ora rígida ora conciliadora, alemã liderou Europa e virou referência mundial em discussões sobre meio ambiente e a pandemia

Edison Veigacolaboração para a CNN


Angela Merkel em Paris, no dia 16 de setembro, em sua última viagem como chanceler à França Chesnot/Getty Images

 A eleição deste domingo na Alemanha marca o início da sucessão da chanceler Angela Merkel depois de 16 anos no comando do país — os quatro mandatos consecutivos fazem dela uma das líderes mais longevas da Europa contemporânea.

 
 
 
E isso com uma popularidade de dar inveja a boa parte dos governantes do mundo ocidental: no auge do combate à pandemia na Europa, em janeiro, o índice de satisfação do cidadão alemão com seu governo era de 75% — atualmente, está em 67%.
 
 
 
“Ela deixa o governo com o maior índice de popularidade de qualquer chanceler alemão”, comenta à CNN o embaixador brasileiro na Alemanha, Roberto Jaguaribe.
 
Hábil política, rígida quando necessário mas flexível para conseguir negociar, a governante conservou uma postura austera e, para os eleitores, autêntica, ou seja, não falseada por marqueteiros políticos. E isso explicaria parte de seu sucesso junto ao povo, que leu como gestos de sinceridade suas decisões à frente da nação.
 
Ao mesmo tempo, Merkel soube se apropriar de pautas de outros partidos e levá-las adiante, seja para o bem da governabilidade dentro da coalizão formada, seja por entender que era preciso reconhecer como legítimos os anseios da população alemã. Nesse sentido, Merkel executou um governo maior do que seu próprio partido, o centro-direitista União Democrata-Cristã (CDU, na sigla original).
 
 
 
Crédito: Michele Tantussi - 13.set.2021/Reuters
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE