PUBLICIDADE
- mell280
07/10/2021 06h54 - Atualizado em 07/10/2021 08h35
'Geraldo Rufino' conta sua história de superação em Maracaju
A Prefeitura de Maracaju promoveu a palestra em parceria com Sebrae no “Cidade Empreendedora 2021” no Tatersal do Sindicato Rural do município.
*Hosana de Lourdes com informações Assessoria GR
O empreendedorismo no município de Maracaju é tema de palestra foi marcado pela presença do empresário e escritor, Geraldo Rufino, proprietário da JR Diesel, líder em reciclagem de caminhões na América Latina.
A palestra coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o município está inserido no programa do Sebrae “Cidade Empreendedora”, e recentemente participou em Bonito do encontro entre prefeitos e secretários do MT e MS. O programa inclui "Empreenda maracaju" e compartilha de atividades, palestras, que fazem a diferenças na hora de enfrentar os desafios nos dias de hoje. O Cidade Empreendedora tem uma ampla programação voltada para trabalhar a liderança dos gestores públicos, promover boas práticas e apresentar iniciativas inovadoras capazes de impulsionar o crescimento das cidades e melhorar a qualidade de vida da população.
A palestra “Sonho compartilhado e a visão de futuro de um território” com a presença do empreendedor, case de sucesso, Geraldo Rufino, foi apresentada em Maracaju contou com a participação do secretário de desenvolvimento Agadir Mossmam; do procurador Alessandre Vieira, chefe de gabinete; Cleuzimar Wosniak, secretário de fazenda; Anisio Filho, Rafael Diretor de Cultura do municipio, funcionários públicos e convidados.

De acordo com o secretário Agadir Mossmam, o Cidade Empreendedora é a chance das pessoas se atualizarem e buscar mudança de pensar, agir, entre outros. “É um programa, que reúne as melhores oportunidades de aprendizado para as pessoas da nossa cidade e da nossa região para trocarem ideias e fomentar negócios”, disse ao tudodoms.
A Palestra

Geraldo Rufino relatou o início de sua trajetória e vida e profissional como catador de latinhas em um lixão de São Paulo, passando pelas seis vezes que quebrou (incluindo perda do dinheiro das latinhas escondidas em terreno baldio, que cedeu lugar a um campo), até se tornar empresário do ramo automotivo, escritor e palestrante, sem esquecer à importância do legado de sua mãe.
Para Rufino, as oportunidades não surgem por acaso. “‘O brasileiro é muito bom, mas só precisa de oportunidade.’ Sou o primeiro a defender essa frase, porque realmente o brasileiro é muito bom, porém você não ganha as oportunidades, você as cria com a sua iniciativa, com a sua fé. A vida é feita de escolhas, então procure as melhores escolhas”, aconselhou. “‘Qual é a melhor escolha?’ É a que você tem para hoje. ‘O Que você pode fazer hoje?’ ‘Catar latinhas?’ Então essa é a melhor escolha. Deus não sacaneia ninguém. É o que você tem ‘pra’ hoje! Faça o melhor possível. Quando arrumei o emprego de office boy (no Playcenter) aos 13 anos, meus patrões eram judeus, alemães.
Eu não queira saber de nada. Eu queria saber do seguinte: eles me deram uma vaga com 13 anos e eu vou ser o office boy que faz a diferença. Eu trabalhava 12 horas por dia, mas já era acostumado a essa jornada”, relembra. “Olha como é ruim você acreditar só em coisa negativa, as pessoas diziam que eles eram racistas, que eu não podia nem entrar na sala deles. Com a minha memoriazinha boa, lembrei o que minha mãe dizia lá atrás que eu podia, só dependia de eu quer. Continuei entrando na sala deles. Fiquei lá dos 13 aos 30 anos, de Office boy a diretor. Com 25 anos, já ganhava 81 salários mínimos (da época)”, acrescentou.
O empresário falou da força do trabalho em equipe em sua carreira. “Para vocês terem uma ideia de que todo mundo é igual, nós temos uma família com 150 empreendedores. As domésticas são doutoras ou empreendedoras. Todo mundo na minha família é bem sucedido porque somos um time, um apoia o outro, um que abriu um CNPJ trouxe o outro. União! Empreenda, o nome já diz: faça alguma coisa. Ficar no sofá não é bom para ninguém, dá depressão e baixa estima. Você precisa querer fazer a diferença. Esse é um evento que todas as cidades deveriam fazer para motivar as pessoas a despertarem o gigante que tem em cada um de nós. Aproveitem o Cidade Empreendedora e façam a diferença. Vocês verão a força que isso tem! Quando começa a discussão esquerda, direita, centro não se chega a lugar nenhum.
Agora quando tem união, time, propósito, paixão e orgulho da cidade, o Empreender-se torna-se uma oportunidade de mudar de comportamento para impactar a vida de todo o município. Isso pode espalhar e mudar a vida de todo um país porque quando uma cidade se torna referência através do empreendedorismo, outras começam a copiar Maracaju”, concluiu.
O Palestrante
Em seu perfil no Twitter (@geraldorufino_), Geraldo Rufino, de 60 anos, se define como ex-ensacador de carvão, ex-catador de latinhas, quebrou seis vezes, maior reciclador de caminhões do Brasil, palestrante, escritor e irritantemente feliz.
Nascido em Campos Altos (MG), Rufino veio para São Paulo com quatro anos para morar na favela do Sapé, perdeu a mãe aos sete, foi trabalhar numa fábrica de carvão aos oito e depois, com nove, passou a catar latinhas num lixão. Na adolescência, trabalhou no parque de diversões Playcenter como office boy. Sempre manteve a chama empreendedora dentro de si e em 1985 criou a JR Diesel.
A empresa tinha dois caminhões que se envolveram em um acidente, causando a perda total dos veículos, que não possuíam seguro. O que parecia o fim, se tornou um novo começo. O empresário decidiu desmontar os caminhões perdidos e vender as peças. Nascia aí, a JR Rufino a maior empresa de reciclagem e desmonte de veículos da América Latina. O negócio rende anualmente R$ 50 milhões. Um pouco da história e visão de mundo de Rufino podem ser conferidas nos livros: “O poder da Positividade: Os 7 princípios para blindar a sua mente e transformar a sua vida (2018)” e “O catador de sonhos (2015)”.

veja também
Feliz Aniversário Chapadão do Sul
Chapadão do Sul celebra 38 anos com grandes shows e muito orgulho pelo título de “Capital Agrícola de Mato Grosso do Sul”
Campeonato Brasileiro de Sushi 2025
William Utida, de Dourados, representa Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Sushi 2025
‘Belo Horizonte Tá On 2025’


