PUBLICIDADE

'Geraldo Rufino' conta sua história de superação em Maracaju


PUBLICIDADE

07/10/2021 06h54 - Atualizado em 07/10/2021 08h35

'Geraldo Rufino' conta sua história de superação em Maracaju

A Prefeitura de Maracaju promoveu a palestra em parceria com Sebrae no “Cidade Empreendedora 2021” no Tatersal do Sindicato Rural do município.

*Hosana de Lourdes com informações Assessoria GR


O empreendedorismo no município de Maracaju é tema de palestra foi marcado pela presença do empresário e escritor, Geraldo Rufino, proprietário da JR Diesel, líder em reciclagem de caminhões na América Latina.
 
 
 
A palestra coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o município está inserido no programa do Sebrae “Cidade Empreendedora”, e recentemente participou em Bonito do encontro entre prefeitos e secretários do MT e MS. O programa inclui "Empreenda maracaju" e compartilha de atividades, palestras, que fazem a diferenças na hora de enfrentar os desafios nos dias de hoje. O Cidade Empreendedora tem uma ampla programação voltada para trabalhar a liderança dos gestores públicos, promover boas práticas e apresentar iniciativas inovadoras capazes de impulsionar o crescimento das cidades e melhorar a qualidade de vida da população.
 
 
A palestra “Sonho compartilhado e a visão de futuro de um território” com a presença do empreendedor, case de sucesso, Geraldo Rufino, foi apresentada em Maracaju contou com a participação do secretário de desenvolvimento Agadir Mossmam; do procurador Alessandre Vieira, chefe de gabinete; Cleuzimar  Wosniak, secretário de fazenda; Anisio Filho, Rafael Diretor de Cultura do municipio, funcionários públicos e convidados.
Agadir Mossmam secretario de desenvolvimento, Anisio Filho, Cleusimar Wosniak, Alessandre Vieira e Rafael durante a palestra em Maracaju
 
 
 
 
De acordo com o secretário Agadir Mossmam, o Cidade Empreendedora é a chance das pessoas se atualizarem e buscar mudança de pensar, agir, entre outros. “É um programa, que reúne as melhores oportunidades de aprendizado para as pessoas da nossa cidade e da nossa região para trocarem ideias e fomentar negócios”, disse ao tudodoms.
 
A Palestra
Geraldo Rufino durante palestra em Maracaju - Tudodoms
 
 
Geraldo Rufino relatou o início de sua trajetória e vida e profissional como catador de latinhas em um lixão de São Paulo, passando pelas seis vezes que quebrou (incluindo perda do dinheiro das latinhas escondidas em terreno baldio, que cedeu lugar a um campo), até se tornar empresário do ramo automotivo, escritor e palestrante, sem esquecer à importância do legado de sua mãe.
 
 
 
 
 
 
 
Para Rufino, as oportunidades não surgem por acaso. “‘O brasileiro é muito bom, mas só precisa de oportunidade.’ Sou o primeiro a defender essa frase, porque realmente o brasileiro é muito bom, porém você não ganha as oportunidades, você as cria com a sua iniciativa, com a sua fé.  A vida é feita de escolhas, então procure as melhores escolhas”, aconselhou.  “‘Qual é a melhor escolha?’ É a que você tem para hoje. ‘O Que você pode fazer hoje?’ ‘Catar latinhas?’ Então essa é a melhor escolha. Deus não sacaneia ninguém. É o que você tem ‘pra’ hoje! Faça o melhor possível. Quando arrumei o emprego de office boy (no Playcenter) aos 13 anos, meus patrões eram judeus, alemães.
 
 
 
 
Eu não queira saber de nada. Eu queria saber do seguinte: eles me deram uma vaga com 13 anos e eu vou ser o office boy que faz a diferença. Eu trabalhava 12 horas por dia, mas já era acostumado a essa jornada”, relembra.  “Olha como é ruim você acreditar só em coisa negativa, as pessoas diziam que eles eram racistas, que eu não podia nem entrar na sala deles. Com a minha memoriazinha boa, lembrei o que minha mãe dizia lá atrás que eu podia, só dependia de eu quer. Continuei entrando na sala deles. Fiquei lá dos 13 aos 30 anos, de Office boy a diretor. Com 25 anos, já ganhava 81 salários mínimos (da época)”, acrescentou.
 
 
 
 
O empresário falou da força do trabalho em equipe em sua carreira. “Para vocês terem uma ideia de que todo mundo é igual, nós temos uma família com 150 empreendedores. As domésticas são doutoras ou empreendedoras. Todo mundo na minha família é bem sucedido porque somos um time, um apoia o outro, um que abriu um CNPJ trouxe o outro. União! Empreenda, o nome já diz: faça alguma coisa. Ficar no sofá não é bom para ninguém, dá depressão e baixa estima. Você precisa querer fazer a diferença. Esse é um evento que todas as cidades deveriam fazer para motivar as pessoas a despertarem o gigante que tem em cada um de nós. Aproveitem o Cidade Empreendedora e façam a diferença. Vocês verão a força que isso tem! Quando começa a discussão esquerda, direita, centro não se chega a lugar nenhum.
 
 
Agora quando tem união, time, propósito, paixão e orgulho da cidade, o Empreender-se torna-se uma oportunidade de mudar de comportamento para impactar a vida de todo o município. Isso pode espalhar e mudar a vida de todo um país porque quando uma cidade se torna referência através do empreendedorismo, outras começam a copiar Maracaju”, concluiu.
 
 
 
 
 
 
O Palestrante
Em seu perfil no Twitter (@geraldorufino_), Geraldo Rufino, de 60 anos, se define como ex-ensacador de carvão, ex-catador de latinhas, quebrou seis vezes, maior reciclador de caminhões do Brasil, palestrante, escritor e irritantemente feliz.
Nascido em Campos Altos (MG), Rufino veio para São Paulo com quatro anos para morar na favela do Sapé, perdeu a mãe aos sete, foi trabalhar numa fábrica de carvão aos oito e depois, com nove, passou a catar latinhas num lixão. Na adolescência, trabalhou no parque de diversões Playcenter como office boy. Sempre manteve a chama empreendedora dentro de si e em 1985 criou a JR Diesel. 
 
A empresa tinha dois caminhões que se envolveram em um acidente, causando a perda total dos veículos, que não possuíam seguro. O que parecia o fim, se tornou um novo começo. O empresário decidiu desmontar os caminhões perdidos e vender as peças. Nascia aí, a JR Rufino a maior empresa de reciclagem e desmonte de veículos da América Latina. O negócio rende anualmente R$ 50 milhões. Um pouco da história e visão de mundo de Rufino podem ser conferidas nos livros:     “O poder da Positividade: Os 7 princípios para blindar a sua mente e transformar a sua vida (2018)” e “O catador de sonhos (2015)”.Palestra em Maracaju - tudodoms
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE