PUBLICIDADE

Pesquisa aponta Lula com 41% e Bolsonaro com 24% no primeiro turno


PUBLICIDADE
  • mell280

14/01/2022 13h18

Pesquisa aponta Lula com 41% e Bolsonaro com 24% no primeiro turno

Segundo pesquisa Exame/Ideia, no segundo turno Lula venceria em todos os cenários, se eleições fossem hoje

Exame.com


Pesquisa aponta Lula com 41% e Bolsonaro com 24% no primeiro turno

 Pesquisa de intenções de voto da Exame/Ideia apontam que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 41% do votos e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), 24%, no primeiro turno.

A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (14), aponta ainda o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) com 11% das intenções de voto, Ciro Gomes (PDT) com 7% e João Doria (PSDB) com 4%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03460/2022.

Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 9 e 13 de janeiro, por telefone, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

No levantamento anterior, em dezembro, Lula tinha 37% ante 27% de Bolsonaro.

Na pergunta espontânea, onde não são oferecidos os nomes de candidatos, Lula tem 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 20%.

Em dezembro, Lula tinha 28% e Bolsonaro 20%, o que indica que o ex-presidente teve aumento de 6 pontos percentuais nas intenções, com avanço principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Quantos aos demais possíveis candidatos, pesquisa aponta o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com 1%.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), o ex-presidente da Câmara e ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo (sem partido-SP), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o deputado André Janones (Avante-MG), o líder popular Leonardo Péricles (UP) e o cientista político Luiz Felipe D'Ávila (Novo) não pontuaram.  

Votos em branco e nulos somam 7% e não sabem, 4%.

 

Segundo turno

Nos possíveis cenários de segundo turno, a pesquisa Exame/Ideia considerou os candidatos com a maior intenção de votos no primeiro turno.

Neste cenário, a pesquisa aponta que, em disputa de Lula com Bolsonaro, Moro, Doria e Ciro, o ex-presidente venceria em todas as simulações.

Já na simulação de confronto entre Bolsonaro e os demais candidatos, a atual presidente venceria apenas se enfrentasse João Doria no segundo turno, com 34% contra 28%, respectivamente.

Ciro Gomes venceria Bolsonaro com 40% dos votos contra 34% e Sérgio Moro teria 38% contra 32% de Bolsonaro. Lula teria 49%, contra 33% de Bolsonaro.

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE