PUBLICIDADE

Mercado fica mais pessimista, reduz projeção para o PIB e sobe expectativa de inflação


PUBLICIDADE

19/09/2011 11h20

Mercado fica mais pessimista, reduz projeção para o PIB e sobe expectativa de inflação

O Globo


 Os analistas do mercado financeiro diminuíram a previsão de crescimento do país pela sétima semana seguida. Segundo a pesquisa feita pelo Banco Central (BC) com instituições financeiras semanalmente, divulgada nesta segunda-feira, a estimativa é que o Brasil crescerá 3,52% neste ano e não mais 3,56% como previsto na semana passada.

De acordo com o levantamento, o pessimismo aumentou também em relação ao ano que vem. A projeção de crescimento caiu de 3,8% para 3,7%. Foi a quarta semana consecutiva de queda.

 

A pesquisa mostra ainda que a declaração do diretor de Política Monetária do BC, Aldo Mendes, foi completamente ignorada pelo mercado que não revisou a expectativa que o país receberá US$ 55 bilhões em investimentos que entram no país para aumentar a capacidade de produção das fábricas. Na semana passada, Mendes afirmou numa comissão do Congresso que o investimento será de US$ 70 bilhões.

 

Para os analistas, a inflação aumentou a pressão e as previsões foram revistas. A projeção para o IPCA deste ano aumentou levemente de 6,45% para 6,46%. É a quinta alta seguida. Para o ano que vem, a estimativa do IPCA, índice usado oficialmente pelo governo no sistema de metas, passou de 5,4% para 5,5%: no terceiro aumento consecutivo.