PUBLICIDADE

CNN Séries Originais: anote o roteiro dos locais visitados no Alentejo


PUBLICIDADE
  • mell280

06/02/2022 08h57

CNN Séries Originais: anote o roteiro dos locais visitados no Alentejo

Quarto e último episódio da produção exclusiva da CNN “Vinhos de Portugal: Tradição e Tecnologia” vai até o sul de Portugal conhecer vinhos de uma cultura ancestral

Elisa Veeckda CNN


 

Em Alentejo, há a produção de muitos vinhos mais leves, perfeitos para o ar mediterrâneo

Em Alentejo, há a produção de muitos vinhos mais leves, perfeitos para o ar mediterrâneoCNN Brasil Ouvir notícia 

O quarto e último episódio de “Vinhos de Portugal: Tradição e Tecnologia”, do CNN Séries Originais, encerra a viagem de descobertas e sabores no Alentejo, no sul do país. A região é marcante pela preservação de seu legado histórico, considerado Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.

É possível conhecer edifícios centenários, uma muralha militar do século 14 e até mesmo colunas romanas, reminiscências da passagem do Império por ali. Essa história inclui também, é claro, muito vinho.

O clima quente e ensolarado da região influencia em um terroir muito típico, distinto do visto até agora na série. A temperatura rende uvas mais doces, o que muda o caráter da produção. Além disso, o calor muda os hábitos: vemos ali o consumo de vinhos mais leves e frescos, perfeitos para o ar Mediterrâneo. A maior parte das quintas também investe na plantação de azeitona – um ótimo acompanhamento para alguns vinhos.

Último episódio de CNN Séries Originais vai à região de Alentejo, em Portugal/ CNN Brasil

Neste episódio, vamos conhecer bebidas surpreendentes, que unem a história da vinificação à produção moderna. Provamos um vinho branco (na verdade, quase transparente) que é feito com as mesmas uvas utilizadas para as variedades tintas.

Também conhecemos o “vinho mergulhador”, que é envelhecido por até um ano embaixo da água, na barragem de Alqueva, a 30 metros de profundidade. Um hotel da região é todo dedicado à bebida, e além de oferecer experiências de harmonização, oferece a oportunidade de se hospedar entre as vinhas do local.

Confira abaixo os lugares visitados no episódio:

Ervideira

A vinícola e adega remonta até 1880, quando foi fundada na região de Évora. Hoje, é célebre pela produção de vinhos brancos, com o Invisível – que é feito com as mesmas castas de uvas utilizadas para o vinho tinto, mas processadas de outro modo, gerando uma bebida fresca e quase transparente. Também chama atenção o Vinho D1Agua, que passa por envelhecimento submerso a 30 metro da profundidade, em uma barragem local: criação inspirada nos resgates de garrafas de navios naufragados. O processo, pelo controle de luz, temperatura e pressão, altera o perfil da bebida e gera resultados surpreendentes.

Endereço: Herdade da Herdadinha, Vendinha, 7200-042, Reguengos de Monsaraz
Contato: ervideira@ervideira.pt
@adega_ervideira

Em Alentejo há edifícios centenários, uma muralha militar do século 14 e até mesmo colunas romanas, reminiscências da passagem do Império/ CNN Brasil

 

 

L’AND Vineyards

Um hotel no coração do Alentejo, que recebe os turistas interessados na produção local com uma ambientação temática, incluindo até a presença de vinhas no terreno. É possível se hospedar em meio ao cultivo, além de aprender mais sobre a produção. O local conta também com um restaurante especial, focado na gastronomia portuguesa e nas suas possibilidades de harmonização. No spa local é possível até mesmo tomar um banho terapêutico à base de uvas: acompanhado de um bom vinho, claro.

Endereço: Herdade das Valadas, Estrada Nacional 4, 122 7050-031, Montemor-o-Novo
Contato: reservas@l-and.com
@landvineyards

Adega Cartuxa

A vinícola, parte da Fundação Eugénio de Almeida, possui centenas de hectares de vinhas na região de Évora, e é responsável por um dos vinhos mais queridos do mundo: o Pêra-Manca. O rótulo, criado há cerca de três décadas, foi resultado de uma série de estudos sobre o potencial das castas de uvas da região. Parte da produção é feita em talhas, grandes vasos de barro, que remetem à tradição da vinificação romana.

Endereço: Quinta de Valbom, Estrada da Soeira, 7005-003, Évora
Contato: geral@fea.pt
@adegacartuxa

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE