PUBLICIDADE

Mulheres que inspiram: Em uma rodada de conversas mulheres relatam experiências de vida.


PUBLICIDADE
  • mell280

10/03/2022 17h40 - Atualizado em 10/03/2022 20h24

Mulheres que inspiram: Em uma rodada de conversas mulheres relatam experiências de vida.

Da violência doméstica a experiencia na politica mulheres enfrentam preconceito ainda nos dias atuais. O tema foi levado em Maracaju a uma rodada de conversas para mulheres durante encontro no salão da Capela Santo Antônio.

Hosana de Lourdes


Uma rodada de conversas mulheres relaram suas experiências de vida
O FAC (Fundo de Apoio a Comunidade), em parceria com a Coordenadoria da Mulher em Maracaju, realizaram uma rodada de conversas para relatar experiências com violência doméstica, profissão e na política.

As convidadas Maria Carolina Duarte Caminha, Lorena Mendonça e a deputada estadual Mara Caseiro.

Anfitrionadas pela primeira dama Rosemeire Calderan, secretaria de assistência Leiza Barbosa e coordenadora de políticas públicas Jamaika do Carmo.  Apesar do avanço na legislação que persegue e pune os agressores, ainda tem um tortuoso e longo caminho pela frente, mulheres no Estado e em todo Brasil continuam sendo vítimas da violência doméstica.
 
A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, que estabelece como crime a violência doméstica, foi vista como um marco – é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra a mulher.
No entanto, a cada ano, mais de um milhão de mulheres ainda são vítimas de violência doméstica no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Maria Carolina  Duarte Caminha a primeira a abrir o encontro contou à violência que sofreu aos 07 anos de idade.

O caso de Maria Carolina, contou que foi vítima de abuso sexual  que  a traumatizou foi na religião que encontrou equilíbrio e força  para seguir em frente. Experiências como a de Maria Carolina  ainda hoje fazem com que muitas mulheres continuam sendo  vítimas de violência preferissem permanecer caladas. Mary Saad, Maria Carolina e a primeira dama Meire Calderan durante o evento. Foto Hosana de Lourdes

Já Lorena Mendonça trabalha na construção civil, relatou um pouco da experiência no trabalho, hoje atuando com pintura de parede,  colocando piso em obra sempre impondo respeito para se manter no meio.
 
 
 
A rodada de conversa se deu em alusão ao mês das mulheres, a única representante do parlamento estadual, deputada Mara Caseiro, contou sua trajetória política até sua chegada na 11ª Legislatura. Vereadora e prefeita, Mara encarou os desafios de conciliar a maternidade com a vida pública e dialogou sobre como as mulheres colaboram com o olhar sensível para uma legislação mais eficaz. A parlamentar também falou do tema violência doméstica.
 
 
 
"O objetivo é dispor sobre os mecanismos de prevenção cuidados e responsabilização contra atos individuais ou coletivos de assedio ou violência política contra as mulheres, eliminando os atos que afetam o exercício de suas funções públicas e assegurar o pleno exercício de seus direitos políticos, protegendo as mulheres", explicou a deputada Mara Caseiro ao tudodoms.Lorena com a deputada estadual Mara Caseiro - Foto Hosana de Lourdes
 
O evento realizado no são de festas da Capela Santo Antônio, sorteou brindes, distribuiu cachorro quente para as mulheres que compareceram e contou com apresentação da cantora Ingrid Solano. Coordenadoria da mulher presente no evento e autoridades - Foto Hosana de Lourdes

 

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE