PUBLICIDADE

Sem família milionária, herança de Vinícius foi horta do avô


PUBLICIDADE

13/03/2022 13h13

Sem família milionária, herança de Vinícius foi horta do avô

Estudante de Agronomia aprendeu a lidar com plantação desde os sete anos com o avô

Por Aletheya Alves


 Primeiro, a responsabilidade de lidar com a plantação de hortaliças era do avô, depois passou para o pai e, agora, é de Vinicius do Nascimento Barbosa. Sem família milionária, ele começou a entender aos sete anos que sua herança seria em formato de horta.



Com seu montante de terra garantido, quando ainda não sabia nada sobre alface ou qualquer outra coisa parecida, Vinícius, hoje com 19 anos, começou a ajudar o avô na Rua Paranapebas. Ele conta que na época, nem mesmo seus familiares entendiam muito bem sobre como manter uma horta, então todo o aprendizado foi sendo construído aos poucos.

PUBLICIDADE



Hortaliças diversas são plantadas pelo estudante de Agronomia. (Foto: Aletheya Alves)
Os primeiros proprietários do espaço foram seu avô e tio, que já tinham prática com plantações em fazendas e tentaram levar as técnicas para a cidade. “Meu avô sofreu bastante porque ele e meu tio não sabiam mexer exatamente com a horta, então para passar tudo para o meu pai e para mim foi com sofrimento”, explica.


Como era criança, os ensinamentos aprendidos foram captados no cotidiano, na maior parte do tempo observando a prática dos familiares. Ele detalha que costumava mexer em uma parte da terra e andar de um lado para o outro vendo o que conseguia fazer, até que passou a entender os ciclos de cada planta.

No cotidiano você se acostuma com a rotina. Por exemplo, por ser uma horta orgânica nós não usamos veneno. Meu avô, por ser uma pessoa mais antiga, foi passando para a gente que uma planta crescer e ter bicho ou não tem relação com as fases da lua, dá certo”, diz.


No local, toda a plantação é desenvolvida sem agrotóxicos. (Foto: Aletheya Alves)
Aos poucos, o gosto pela terra foi se aprofundando e, sem se identificar com outras áreas, acabou se apegando à prática das plantações. “A vida inteira eu gostei mesmo de mexer com horta, nunca me dei bem mexendo com papel. Aprendi a trabalhar com outras coisas também, mas o que gosto mesmo é isso”.


Vendo que seu caminho, de fato, era esse, Vinícius ingressou na faculdade de Agronomia e agora imagina como será o futuro. Mesmo tendo outros primos e familiares, apenas o jovem se apaixonou pelo negócio da família e conta que deve ser o último na linhagem envolvida com hortaliças.

Heranças 

Enquanto a família do estudante de Agronomia, mesmo sem ter grandes riquezas, resolveu garantir uma herança para o jovem, milionários e super-ricos têm tomado decisões diferentes sobre o futuro de seus filhos. Dos seus US$ 130 bilhões, Bill Gates quer deixar “apenas” uma parte do valor para seus herdeiros, já o casal de atores Ashton Kutcher e Mila Kunis não pretendem garantir nem mesmo uma poupança para os filhos.

Questionados sobre deixar herança para os filhos caso fossem milionários, apenas 5% dos leitores responderam que doariam todo o valor. Já 42% disseram que dividiriam a cifra entre doações e herança para os filhos, enquanto 53% deixaria tudo para os herdeiros.

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE