PUBLICIDADE

Futebol brasileiro disputa o Pan sem o escudo da CBF


PUBLICIDADE

22/09/2011 11h30

Futebol brasileiro disputa o Pan sem o escudo da CBF

UOL


 

foto
Foto: Divulgação

Os uniformes das seleções de futebol masculina e feminina que disputam os Jogos Pan-Americanos deste ano não apresentarão o escudo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Assim como na última Olimpíada, as roupas de competição das equipes precisam estar desvinculadas das respectivas associações nacionais de modalidades. 

Os modelos que serão utilizados pelas equipes de futebol do país nos Jogos de Guadalajara já foram confeccionados pela Nike, fornecedora oficial de material esportivo da CBF. No lugar do escudo da entidade aparecerá a bandeira do Brasil.

A questão dos escudos motivou polêmica nos Jogos de 2008 em Pequim, quando os escudos das associações nacionais tiveram que ser removidos já com a competição em andamento. Na oportunidade, o Brasil jogou a estreia com o distintivo da CBF, mas depois foi obrigado a se adaptar às normas estipuladas pelo Comitê Olímpico Internacional – atuou o restante da competição sem nenhum símbolo do lado esquerdo do peito.

Ainda na Olimpíada passada, a delegação brasileira manteve o escudo da CBF durante os deslocamentos entre cidades. Mas, em ambientes oficiais dos Jogos, precisou ocultá-lo, como na cerimônia das medalhas, quando o distintivo esteve tapado por esparadrapos.

Para os Jogos de Londres em 2012, a fornecedora oficial de material esportivo da seleção já apresentou três possibilidades de jogos de uniformes à CBF. A entidade ainda estuda o modelo a ser usado na Inglaterra.

Nos Jogos de Guadalajara deste ano, a cúpula técnica da CBF, comandada por Mano Menezes, decidiu por um grupo baseado no elenco campeão mundial sub-20, sob direção de Ney Franco. O Pan-Americano será disputado de 14 a 30 de outubro. Cada país pode chamar dezoito jogadores para a competição.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE