PUBLICIDADE

Policia Militar de Maracaju apresentou o projeto "Campo mais Seguro" Patrulhamento Rural em Maracaju com presença de lideranças do campo


PUBLICIDADE

06/04/2022 20h04 - Atualizado em 06/04/2022 21h31

Policia Militar de Maracaju apresentou o projeto "Campo mais Seguro" Patrulhamento Rural em Maracaju com presença de lideranças do campo

O programa foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (06.04) a Patrulha Rural que vai dar segurança no campo.

Hosana de Lourdes


Tenente Cel Cleder falando aos produtores rurais de Maracaju
O Comandante da Policia Militar de Maracaju, Tenente Cel Cleder Pereira da Sil, juntamente com a sua equipe apresentou oficialmente nesta quarta-feira (06.04) a Patrulha Rural Georreferenciada, que atuará em Maracaju e outros municípios. O Estado do Mato Grosso do Sul, é referência nacional em segurança pública, e este é mais um programa de proteção aos cidadãos. 
O público-alvo é o homem do campo. Para inibir roubos e furtos em propriedades rurais, o Governo do Estado e a Polícia Militar apresentaram o programa “Campo Mais Seguro - Policiamento Rural”, que oferece um sistema de prevenção criminal com uso de monitoramento georreferenciado no Estado.
 
 
 
 
Segundo o comandante da Policia Militar, na Segurança Pública era preciso investir na infraestrutura para que a Polícia Militar tivesse mais condições de trabalho e o governador Reinaldo Azambuja lançou o maior programa de todos os tempos. “Passamos a contar com novas viaturas, armas e equipamentos de segurança para as policias.
 
Apresentação do programa  Campo Mais Seguro em Maracaju - Foto Hosana de LOurdes
 
 
 
 
 
Dentro do programa “Campo Mais Seguro - Policiamento Rural”, a Polícia Militar recebeu 27 viaturas para fazer o patrulhamento. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez, contou como será realizado o trabalho.
 
“Temos o Estado dividido em quatro grandes áreas (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Aquidauana) e o objetivo é que a implantação desse programa seja de forma automática para todos os municípios. Por mais que hoje temos 20 deles sendo agraciados com viaturas, temos capacidade para atuar no Estado todo”, afirmou.

O comandante-geral da PM, coronel  Cleder acrescenta que os investimentos em infraestrutura garantem a segurança aos produtores e todas as comunidades rurais. “Com veículos modernos, tecnologia de ponta e nossos policiais patrulhando essas áreas, estamos frustrando tentativas de roubo, furto, sequestros, latrocínios e recuperando cargas de grãos, defensivos agrícolas, equipamentos, gado e fertilizantes que são comercializados de forma clandestina no mercado ilegal”, afirmou
 
 
 
 
Produtores rurais e a PM de MaracajuComo a tecnologia há muito tempo já chegou no campo, a maneira que o comando regional encontrou de manter estes proprietários mais próximos da Instituição foi por meio dos grupos de WhatsApp. Na própria sede do Comando Regional, foi criado o Centro de Comando e Controle Rural que monitora 24 horas por dia e 7 dias da semana as informações repassadas pelos moradores rurais.
 
 
 
 
De acordo com presidente do Sindicato Rural, Fábio Caminha o objetivo deste projeto é aproximar a Polícia Militar da comunidade do campo. Ele acrescenta ainda que este projeto de Patrulhamento Rural conta com o uso de tecnologia de comunicação e localização georreferenciada. A reunião aconteceu no Tatersal do Sindicato Rural de Maracaju..
 
 
 
 
 
POLÍCIA MILITAR – O Patrulhamento Rural está sendo implantado em todo o estado de Mato Grosso Sul pela Polícia Militar junto com os produtores rurais. Começou com um piloto no Sindicato Rural das cidades, apoiado pelas entidades rurais, para coibir os crimes nas fazendas.
 
 
 
 
 “É importante o papel do presidente do Sindicato Rural em aproximar a polícia e os produtores para que tenham confiança em abrir as propriedades e fornecer as informações necessárias. Durante as visitas, o policial coleta dados com o produtor e orienta sobre segurança”, explicou o comandante Cleder.
 
 
 
A partir daí os dados vão para um cadastro da PM. A fazenda passa a ser georreferenciada e recebe uma placa de identificação com um número exclusivo. O proprietário é adicionado em um grupo de mensagens para dar celeridade às ocorrências.
Para o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fabio Caminha, a Patrulha Rural trará uma sensação de segurança para quem vive no campo e ainda a satisfação de poder ajudar a polícia por meio dos grupos virtuais formados nas regiões. “É um projeto de muita importância, que hoje é uma realidade trazendo segurança para o produtor rural e fazendo a integração dele com a sociedade, e a Polícia Militar deixa o campo seguro e isso mostra esta integração, o produtor sendo conduzido a segurança que ele não tinha. Estamos muito felizes por ser al go que começou aqui no sul do estado e agora vai se expandir para todas as regiões de Mato Grosso do Sul”, comentou ao tudodoms.
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE