PUBLICIDADE

Educação Ambiental: Prefeitura, Sicredi Pantanal e Sebrae/MS lançam o projeto Recicla Verdinho


PUBLICIDADE

09/04/2022 09h10 - Atualizado em 09/04/2022 11h06

Educação Ambiental: Prefeitura, Sicredi Pantanal e Sebrae/MS lançam o projeto Recicla Verdinho

Hosana de Lourdes


O lançamento aconteceu na manhã deste sábado na feira livre do município
O lançamento do Projeto ‘Recicla Verdinho’  em Maracaju aconteceu na  manhã  deste sábado (09/04), na Feira Municipal de  Maracaju (atrás da antiga rodoviária). O projeto,  visa despertar nas crianças em idade escolar a consciência ambiental também fomenta a agricultura familiar, proporciona o acesso à uma alimentação mais saudável e economia às famílias.

O ‘Recicla Verdinho’ é desenvolvido pela Prefeitura de Maracaju  por meio de parceria com o Sicredi Pantanal do MS e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso Sul (Sebrae/MS), no âmbito do programa Cidade Empreendedora e Sustentável – eixos Sustentabilidade e Fortalecimento da Agricultura Familiar .

 
 
Nesta primeira etapa participam do programa os alunos da Escola Municipal Mauricia Paré Gomes.  Os estudantes recolhem material reciclado – garrafas pet, latas de alumínio, embalagens Tetra Pak e de produtos de limpeza – e depois de lavados fazem a troca por um voucher chamado Verdinho. Prefeito e secretários durante lançamento do projeto de Recicla verdinho em Maracaju - Hosana de Lourdes
 
Dez unidades rendem um Verdinho que, por sua vez, vale R$ 1,00. O voucher serve como “moeda” para a compra exclusiva de produtos da agricultura familiar na Feira Municipal de Maracaju e posteriormente, os feirantes o trocam na agência local do Sicredi. 

A aluna Maria Alice, de 11 aos, falou do projeto. “Gostei muito do projeto, agora o difícil é escolher no que gastar”, disse.  Para o vereador Rener Barbosa,  o ‘Recicla Verdinho’ engajou todos da família na sustentabilidade. “Na minha infância nunca participei de nada parecido, mas vejo com bons olhos iniciativas como essa. Essa é uma parceria onde todos em casa estão ajudando e isso é algo que ele vai poder levar para vida”, ressaltou. 




Essa cultura de frequentar a feira foi destacado pelo secretário de desenvolvimento Agadir Mossmam. “Eu que venho de uma família de agricultores, que cresci na roça estou bem entusiasmado com o ‘Recicla Verdinho’. Será uma oportunidade das famílias e das crianças principalmente de frequentarem a feira, algo que quase não vemos acontecer mais. Muitos deixam as crianças em casa, mas hoje elas estiveram presentes e puderam conhecerem os produtos da agricultura familiar”, pontuou.

 
 
 
 
 
Para o Prefeito de Maracaju,  Marcos Calderan, o projeto já começou um sucesso com adesão dos alunos, professores, feirantes e da população. “Hoje o ‘Recicla Verdinho’, começa com uma escola, mas  temos 17 unidades escolares  e  a hora pude ver o engajamento de todos  vamos  trabalhar para acontecer o mercado municipal.  Experiências positivas como essa devem ser consideradas. A receptividade até agora tem sido grande e estamos contentes em envolver a todos na busca por um meio ambiente sustentável e preservado”, ressaltou.Marcos Calderan durante o lançamento do programa "Recicla Verdinho" foto Hosana de Lourdes

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Luis Cesar Pivovar - Especialista em Gestão Pública  do Sebrae/MS, destacou ainda que o projeto desenvolve uma mudança de hábito entre a população, desperta a consciência ecológica e muda hábitos alimentares. “É um círculo virtuoso que envolve Educação, a questão do Meio Ambiente, a sustentabilidade, a fomentação da economia junto aos feirantes. Todo têm a ganhar “, contou. Luis Cesar Pivovar Especialista em Gestão do Sebrae MS durante o lançamento - Foto Hosana de Lourdes

 
 
 
 
 
 
 
 
 
O presidente da Sicredi Pantanal do MS,  Emerson Perosa, ressaltou que o ‘Recicla Verdinho’ trabalha com dois dos pilares do cooperativismo: o financeiro e o social. “Além de ensinar as crianças a reciclagem, a uma alimentação mais saudável, também apoia os feirantes. E o Sicredi não poderia ficar de fora desse projeto tão importante para nossa cidade”, finalizou.
 
 
As crianças da escola fizeram uma apresentação de Hip Hop (Fundação de Cultura do MUnicípio) no local,  que também contou com as bençãos do Padre Teodoro. esteve presente secretários municipais, lideranças dos assentamentos e quilombola. A Feira Municipal de Maracaju recebe  produtos dos Assentamentos: Canta Galo, Guilhermina, Valinhos e Margarida Alves. Funciona aos sábados das 05h da manhã enquanto tiver produtos para venda.  




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE