PUBLICIDADE

AGEMS estabelece com Bonito 1º convênio de fiscalização de limpeza urbana e resíduos sólidos


PUBLICIDADE

13/04/2022 06h39

AGEMS estabelece com Bonito 1º convênio de fiscalização de limpeza urbana e resíduos sólidos

Bruna Aquino, AGEMS - *Colaborou Gizele Oliveira


 Bonito é o primeiro município de Mato Grosso do Sul a contar com a expertise, capacidade técnica e experiência da AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) na regulação e fiscalização dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos domiciliares urbanos.

Pelos próximos 20 anos, a Agência Reguladora irá apoiar a organização e fiscalizará a execução dos contratos que forem firmados pelo Município com empresas nessa área para maior desenvolvimento da cidade sobre os resíduos sólidos.

O Convênio de Cooperação que delegou as atividades foi assinado nesta terça-feira (12) pelo diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, pelo prefeito Josmail Rodrigues e equipe, pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Paulo Corrêa, além da diretora de saneamento e resíduos sólidos Iara Marchioretto e secretária do meio ambiente de Bonito Ana Cristina Trevelin.

“O mundo está descobrindo que o lixo hoje é riqueza, nós entramos nessa seara e trouxemos para a AGEMS, para dentro da sua estrutura, os resíduos sólidos. Somos parceiros da Prefeitura de Bonito, buscamos com a nossa equipe técnica as resoluções e a cidade será referência no tratamento de resíduos”, afirma Carlos Alberto de Assis.

Na cidade que é mundialmente conhecida pela natureza exuberante e a preservação aliada ao ecoturismo, a Agência Reguladora terá o compromisso de promover uma visão ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública na gestão dos resíduos. A meta é colocar em prática ferramentas que garantam a regularidade, continuidade, funcionalidade e universalização da prestação dos serviços. O Convênio prevê, também, a fiscalização para assegurar o cumprimento das metas, cláusulas e condições dos contratos.

Prefeito Josmail, destacou a importância da parceria com a Agência e as expectativas para o futuro do meio ambiente no município e as próximas gerações.

“Precisamos avançar muito na nossa coleta seletiva. Eu agradeço a parceria porque estamos trabalhando muito para a transformação e com essa cooperação, faremos avanços significativos para o nosso meio ambiente”, pontua o prefeito.

Grandes geradores

Com uma indústria turística potente, que atraiu cerca de 205.460 mil visitantes do Brasil e do mundo só em 2021, segundo dados do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), a cidade tem uma demanda significativa de solução para os grandes geradores de resíduos.

"Nesse primeiro ano de gestão, estamos assinando pela primeira vez um convênio de resíduos sólidos, e não poderia deixar de ser em um município que tem um dos maiores apelos ambientais. Sobre os grandes geradores, essa vai ser uma das prioridades na regulação que a AGEMS vai executar”, anunciou a diretora de Saneamento e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto.

A solenidade foi prestigiada pelo Diretor do DEMTRAT, Cristalvo Campos, o tesoureiro da Associação de Transportadores Turísticos de Bonito, Elton Cavalheiro, a assessora da Diretoria de Transportes, Adriana Ortiz e a head de Relações Institucionais, Rejane Monteiro.