Zico, treinador do Iraque: uma derrota e uma vitória nos dois primeiros jogos (Safin Hamed/AFP)
Treinada pelo ex-jogador Zico, a seleção do Iraque está proibida de jogar no país. A Fifa anunciou nesta sexta-feira que os iraquianos não jogarão em casa tanto nas Eliminatórias da Copa de 2014, no Brasil, quanto no torneio classificatório da Ásia para a Olimpíada de 2012, em Londres. Segundo a Fifa, a medida foi adotada por causa da "falta de segurança" no Iraque.
Como Bagdá ainda vive um clima muito conturbado por causa dos conflitos que assolam o país nos últimos anos, a seleção iraquiana vinha mandando seus jogos na cidade de Irbil, cerca de 350 quilômetros da capital, numa região que é considerada atualmente uma das mais seguras do Iraque.
Mas, mesmo em Irbil, aconteceram problemas. No último jogo das Eliminatórias da Copa realizado por lá, no dia 2 de setembro, quando a Jordânia derrotou o Iraque por 2 a 0, houve uma queda de energia elétrica no estádio, por cerca de cinco minutos, que deixou uma grande sensação de insegurança.
A seleção iraquiana precisará escolher outro país na Ásia para mandar suas partidas - volta a jogar como mandante no dia 11 de novembro, contra a China, pelas Eliminatórias da Copa.
(Com Agência Estado)