PUBLICIDADE

Concurso da Educação: Amambai tem 4 vagas e 147 professores convocados


PUBLICIDADE

23/09/2011 13h40

Concurso da Educação: Amambai tem 4 vagas e 147 professores convocados

Amambai Notícias


 Dos 226 professores da rede estadual de ensino de Amambai, 79 são efetivos junto à Secretaria de Estado de Educação (SED) e 147 convocados.

 

Nas cinco escolas da rede estadual – Dr. Fernando Corrêa da Costa, Mbo Eroy Guarani Kaiowá, Vespasiano Martins, Dom Aquino Corrêa e Cel. Felipe de Brum, há mais professores convocados temporariamente do que os efetivos, que assumiram vagas através de concursos.

 

Apesar da demanda, a oferta de vagas no concurso público de provas e títulos da SED representa cerca de 2,7% da realidade atual. Ou seja, há 147 vagas disponíveis, mas o governo do Estado abriu apenas quatro.

 

As vagas oferecidas em Amambai são para professores de Educação Física, Física, Matemática e Química. Apesar disso, em todas as áreas, há vagas para professores.

 

A convocação de um professor acontece quando não há professores efetivos naquela área em determinada escola. A convocação não dá estabilidade de trabalho ao profissional, nem tão pouco garante a ele a remuneração justa, já que um professor convocado neste ano, por exemplo, estabeleceu com o governo do Estado contrato de trabalho de 2 de fevereiro e 8 de julho e, no segundo semestre, de 26 de julho a 20 de dezembro.

 

A rede estadual de ensino de Amambai tem aproximadamente 4.000 alunos no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos e Curso Pré-Vestibular.

 

No Estado

 

São oferecidas no Estado todo 545 vagas para professor com nível superior. Na maioria dos municípios do Estado, o número de vagas é reduzido. Por exemplo, Aral Moreira e Cel. Sapucaia têm três vagas cada um, Iguatemi seis vagas, Tacuru tem uma, Caarapó tem oito. Os que mais oferecem vagas são Campo Grande (162), Ponta Porã (47) e Dourados (40).

 

Simted

 

Segundo a presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), Olga Tobias, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), queria pelo menos 1.000 vagas para Amambai.

 

“Em Amambai, existem muito mais vagas que não foram colocadas à disposição que o Simted pleiteou e não conseguiu”, disse Olga. Continua ela: “Tem vagas em todas as áreas, é uma vergonha, não depende da gente e não condiz com a realidade”.

 

Segundo o Simted, houve uma determinação da SED às escolas estaduais para que não fornecessem aos sindicatos nem à Fetems qualquer informação sobre o quadro atual de professores, tanto os efetivos como os convocados.

 

O Concurso

 

O Edital para o concurso público do magistério do Governo de Mato Grosso do Sul foi publicado nesta quinta-feira, 22, no Diário Oficial (Suplemento). O concurso tem o objetivo de preencher 545 vagas de professor na Rede Estadual de Ensino. O regime de trabalho é de 20 horas semanais e o salário é de R$ 1.392,22, para Professor com nível superior.

 

As inscrições estarão abertas a partir do dia 26 de setembro e irão até ao dia 14 de outubro, de 2011 e deverão ser feitas pelo site: www.concurso.ms.gov.br e pagas em qualquer agência bancária ou casa lotérica. O valor da taxa é de R$ 126,88.

 

O concurso será realizado através de prova objetiva e discursiva. A avaliação, que está prevista para o dia 3 de novembro deste ano, acontecerá apenas em Campo Grande.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE