PUBLICIDADE

Recife continua com risco muito alto para temporais, alerta Cemaden


PUBLICIDADE
  • mell280

30/05/2022 09h27

Recife continua com risco muito alto para temporais, alerta Cemaden

Nove municípios da região metropolitana estão em atenção e com riscos de novos deslizamentos; 84 pessoas morreram

Paula Martinida CNN


 A capital de Pernambuco pode voltar a registrar temporais ao longo da semana, após as fortes chuvas que deixaram, até o momento, 84 mortes no estado.

De acordo com o sistema do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nove municípios da região metropolitana de Recife estão classificados com risco muito alto para chuvas e deslizamentos. Há possibilidade de que as chuvas se intensifiquem nos próximos dias.

 

De acordo com Giovani Dolif, coordenador de operações e modelagens substituto do Cemaden, a situação atmosférica segue instável como na semana passada, possibilitando a formação de núcleos de chuva forte.

“O mês de maio é quando começamos a ter um aumento significativo das chuvas no litoral de Nordeste que se estende até agosto. No Recife, já tivemos 600 mm de chuva em maio, o dobro da média para o mês. As chuvas da região são rápidas, mas concentradas, e se concentram entre a madrugada e o período da manhã”, explica.

A região já estava em alerta para risco alto desde a segunda-feira passada (23). No sábado de manhã, o nível passou para muito alto. Na última quinta-feira (26), a Defesa Civil Nacional alertou para a possibilidade de chuvas intensas no litoral do Nordeste.

Em entrevista à CNN, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse que este é um “momento extremamente desafiador” e o fenômeno é algo “completamente fora do normal”. “Cabe à gente poder trabalhar para reduzir os impactos das pessoas e poder cuidar da cidade”.

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE