PUBLICIDADE

Banho de São João é retomado após dois anos


PUBLICIDADE

22/06/2022 19h02

Banho de São João é retomado após dois anos

Banho de São João, um dos festejos juninos mais tradicionais da Região Centro-Oeste, será realizado entre os dias 23 e 26

SILVIO ANDRADE


 Saiu a programação oficial do Arraial do Banho de São João de Corumbá! A tradicional manifestação de fé e crenças que remonta ao fim do século 19, considerada a mais relevante festa junina da Região Centro-Oeste, será realizada de 23 a 26 de junho, no Porto Geral da cidade. 

Com apoio do governo do Estado, o evento terá praça de alimentação, estandes de artesanato e shows nacionais com Rick & Renner e a banda carioca Forróçacana.

Este será o primeiro arraial após o registro do Banho de São João como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A aprovação ocorreu no dia 19 de maio de 2021, pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

O ritual de levar a imagem do santo para banho ou batismo no Rio Paraguai é único, com influência da cultura portuguesa e incorporação de danças indígenas e africanas.

Os primeiros registros em Corumbá e em Ladário, em jornais da época, já relatavam a forma singular dos festejos juninos nas duas cidades pantaneiras, promovidos pelas classes operárias.  

Estudiosos afirmam que a festa junina reúne uma miscelânea de influências de povos, entre eles os árabes e os portugueses, incorporando danças pantaneiras do cururu e do siri. Também marcam os festejos o sincretismo religioso, sobretudo entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas.

A descida dos andores, enfeitados pelos festeiros com adornos coloridos, pela Ladeira Cunha e Cruz, em direção ao rio, para o ritual do banho, sempre com muita fé e animação, ocorre entre a noite do dia 23 e a madrugada do dia 24. 

As pessoas passam por baixo do andor, em busca de casamento ou cumprindo promessa por uma graça alcançada. Segundo a crença, nesse dia, as águas do rio estão sagradas e marcam o fim da cheia e o início da vazante.

Durante o cortejo, o canto do hino do santo, entre ladainhas e ritmos que lembram o frevo, tem o acompanhamento de uma bandinha de sopro e percussão, no vai e vem dos andores pela ladeira. Por muitos anos, atribuía-se esse ritual ao sacro e ao profano, interpretação hoje rechaçada pelos festeiros e pelos pesquisadores.

Turismo e renda

“O Banho de São João não é só festa. É um evento cultural e religioso que representa toda a tradição e a história de Corumbá, é uma das maiores festas religiosas do Brasil”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes, ao anunciar a programação oficial. A manifestação secular também contribui com a economia local.

“Vamos gerar muita renda e movimentar a cadeia do turismo. São aproximadamente 400 pessoas empregadas, direta e indiretamente, só na praça de alimentação. E ainda temos as apresentações locais, que valorizam os artistas da terra, dividindo palco com atrações nacionais e regionais”, completou.

Os festejos começaram no dia 15, com novena na Capela de São João Batista, situada na Ladeira Cunha e Cruz. No dia 23, o andor oficial, da prefeitura de Corumbá, abre o ritual do banho do santo após missa solene. A cerimônia segue no Porto Geral, onde, com a presença de um grupo de cururueiros, ocorre a elevação do mastro de São João e as rodas de cururu e de siriri.

A festa é comandada pelos festeiros, mas a prefeitura participa da organização, que inclui toda a infraestrutura no Porto Geral, onde haverá praça de alimentação, estandes com artesanato, altar de todos os santos, pau de sebo e palco para shows.  

Na primeira noite, haverá apresentação de duplas locais (Gabriel e Raphael, Julia Castedo e Banda e Marcelo e Renato) e show pirotécnico. À meia-noite, está prevista a apresentação da dupla Rick & Renner.

No dia 24, a partir das 18h, haverá apresentação de quadrilha e três shows locais: Ize, Jaison Sudário e Gurizada Baileira. Em seguida, show regional com a dupla João Paulo e Dudu, com participação especial de Marinho e Rafael.

O concurso de quadrilhas abre a programação do dia 25, às 18h, com três shows locais na sequência: Tonny Alejandro, Tiel e Renan e Os Garotos. Cristiano Garcia fará o show regional.  

No dia 26, Laryssa Alencar e Banda abre a noite de shows, às 19h, seguida pela dupla regional Leandro e Galeano (com participação especial de Bernardo Paredes). O show nacional terá como atração a banda Forróçacana.

 

Festa começa no dia 23 de junho 

A tradicional festa do Banho de São João de Corumbá começa nesta quinta-feira, dia 23, e vai até domingo, dia 26.

 
 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE